Fundado em 1958 pelo engenheiro civil Celso Ramos Filho, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) celebrou na noite desta sexta-feira 65 anos de atividades, em solenidade na Assembleia Legislativa do Estado (Alesc). As manifestações no evento mostram que o conselho de SC, considerado um dos melhores do Brasil, avança na melhoria dos serviços que presta para a sociedade.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
– Somos 71 mil profissionais e 18 mil empresas registrados no CREA-SC. São mais de 200 títulos profissionais registrados das mais diversas engenharias, agronomia, geociências, técnicos de segurança e outras. É uma gama de profissões muito grande – explicou Carlos Alberto Kita Xavier, presidente do CREA-SC.
A homenagem, proposta pelo deputado estadual José Milton Scheffer, que é graduado em engenharia agronômica, contou com a participação de autoridades e convidados, entre os quais o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura, Joel Krüger, e o secretário de Estado da Casa Civil, Estêner Soratto, que representou o governador Jorginho Mello, e o deputado Marquito Marcos José de Abreu, que também é engenheiro agrônomo.

A principal função de um conselho profissional é fiscalizar. Mas o CREA tem uma postura orientativa, educativa e preventiva, explicou o presidente Kita Xavier, que é engenheiro civil e de segurança do trabalho.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, isso faz com que os profissionais em Santa Catarina trabalhem com apoio nas suas profissões e o conselho seja destaque nacional. Por diversas vezes, foi considerado o CREA mais eficiente do país.
-Trabalhamos para construir a nossa Santa e Bela Catarina. Construir pontes, falar de políticas públicas, de mobilidade, segurança alimenta, habitação social e outros. São temas que estamos discutindo dentro do nosso conselho – disse ele para a coluna.
Entre os trabalhos que projetam o CREA-SC estão obras de arte de engenharia, em especial os prédios altos de Balneário Camboriú, observa o presidente. Destaca que a agronomia do Estado, que desenvolve diversos trabalhos incluindo pesquisas, é referência no Estado, no Brasil e no mundo.
Um dos focos do conselho, na atual gestão, são os investimentos em conhecimento, com cursos de pós-graduação em parceria com instituições de ensino para capacitar ainda mais os profissionais. Na plataforma Unicrea, oferece cursos gratuitos e a Revista Técnico Científica, com publicações tecnológicas para as áreas de engenharia, agronomia e geociências.
Continua depois da publicidade
– Em janeiro criamos o nosso Programa de Inovação com objetivo de conectar pessoas e organizações públicas e privadas, fomentando a cultura de inovação para o desenvolvimento de soluções inovadoras. E nesta semana concluímos uma etapa importante neste contexto, tornando o CREA 100% digital, digitalizando o último processo físico – informou o presidente no discurso.
Para avançar em tecnologia, o conselho firmou parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Outra novidade exclusiva para os profissionais do setor é a consulta gratuita às normas técnicas da ABNT, por meio do portal Creanet.
Leia também
Com a “taxação do sol”, ainda é vantagem ter usina solar?
Indústrias de SC lançam produtos na Expo Revestir e na Haus Decor
Comitiva da associação alemã que inspirou o Programa Empreender visita SC
Banco Central autoriza catarinense Fatori atuar como instituição bancária