Entre as imagens que confirmam a necessidade de alerta dos catarinenses para as chuvas mais intensas sobre o Estado estão os mapas de raios em tempo real do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Desde ontem à noite, o mapa de raios com áreas em vermelho mostra que as chuvas incidem e incidirão sobre praticamente toda Santa Catarina e na faixa norte do Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A visualização de imagens básicas no site é gratuita. Mas quem deseja informações mais especificas por cidades, pode fazer uma experimentação e, depois, uma assinatura do serviço que é realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do INPE e é considerado referência mundial nas pesquisas sobre raios.

Na página do Elat no site do INPE tem uma série de informações sobre raios e sobre como as pessoas devem se proteger deles. O principal é ficar abrigado quando começam os raios e trovões e não entrar na água. Veja a página do INPE com o mapa de raios. Quando a região não está coberta com imagens vermelhas, verdes e azuis, significa tempo bom, sem chuvas.
Esse site integra os serviços do governo federal para proteger a população e a atividade econômica de eventos climáticos extremos. No mês passado, o MCTI anunciou investimento de R$ 200 milhões em um supercomputador para melhorar as previsões climáticas no Brasil.
Continua depois da publicidade

Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC
Leia também:
Veja em que setores a indústria de Santa Catarina é líder nacional
Fiesc e UFSC discutem neoindustrialização em SC segunda-feira
Chinesa GWM ganha primeira concessionária de carros eletrificados em SC
Cidades de SC lideram alta nos preços de preços de imóveis para venda em 12 meses