A implantação da reforma tributária vai começar em 2026 e irá até 2033, mas quem quer ter ideia de quanto vai ser a carga tributária já conta com tecnologia para fazer estimativas. Foi lançado durante o Startup Summit 2024, em Florianópolis o Simulador do Cálculo do IBS e CBS, desenvolvido em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

 Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O novo sistema simulador foi elaborado pelo escritório de advocacia Mosimann-Horn e pela empresa Pronta Serviços Contábeis com o objetivo de oferecer uma ferramenta completa, que permite comparativos e análises detalhadas. As duas empresas são de Florianópolis.

A escolha do lançamento durante um evento de tecnologia foi porque o setor será um dos mais impactados em aumento da carga tributária com a reforma, que institui a cobrança de imposto sobre o consumo no Brasil.

De acordo com a advogada e mestre em Direito Tributário, Luana Tomasi, que atuou na elaboração do sistema, o objetivo é possibilitar comparações entre a carga tributária atual e a nova. A reforma definiu a substituição dos tributos atuais ISS e ICMS para IBS, e IPI, PIS e Cofins para CBS.

Continua depois da publicidade

Advogada e mestre em direito tributário Luana Tomasi atuou na elaboração do simulador (Foto: Divulgação)

– O diferencial do simulador está nas análises e insights fornecidos, permitindo que os empresários identifiquem a melhor estratégia fiscal para suas empresas. O objetivo é manter a competitividade através do gerenciamento eficaz dos créditos tributários instituídos pela reforma – destacou a advogada Luana Tomasi.

Análises que o simulador permite:

– Resultados do Simulador: uma apresentação dos cálculos realizados, destacando a carga tributária atual e a projetada com a nova legislação.

– Análise Comparativa: comparações entre os tributos do regime atual (ISS, ICMS, IPI, PIS e Cofins) e os valores estimados do IBS e da CBS, proporcionando uma visão abrangente das diferenças e impactos.

– Cenários Alternativos: avaliação de diferentes regimes tributários para identificar o impacto em diversas situações, ajudando a determinar a melhor estratégia fiscal para a empresa.

– Recomendações Estratégicas: sugestões baseadas nos resultados obtidos, com foco na otimização da carga tributária e na conformidade com a nova legislação. As empresas que lançaram o Simulador do Cálculo do IBS e CBS informam que ele será constantemente atualizado. Ele está disponível gratuitamente e pode ser acessado no https://sites.google.com/mh.adv.br/simulador-calculo-do-ibs-e-cbs/in%C3%ADcio

Leia também

Grupo Pereira, dono do Fort Atacadista, é o maior varejista de SC, mostra ranking

Acate reúne grandes empresas e instituições para fazer negócios com startups

Setor de tecnologia de SC cresce 7,6% e fatura R$ 38 bilhões; Brasil soma R$ 754 bi

Startup Summit inicia credenciamento antecipado e eventos paralelos

Catarinense cria mix de óleos para espumas que pode reduzir em 30% volume de lixo no mundo