Entre os temas relevantes do 14º Simpósio Técnico da ACAV – Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição, que acontece até esta quinta-feira no Centrosul, em Florianópolis, está a prevenção à influenza aviária no Brasil e no mundo. Santa Catarina é considerado exemplo positivo pela abrangência da prevenção sanitária no Estado, comprovada no caso da doença em propriedade não comercial em Maracajá.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
– Quando ocorreu o caso em Maracajá houve uma ação rápida do filho do produtor, que comunicou o caso para o proprietário da agropecuária, que chamou a Cidasc (empresa responsável pelo controle sanitário do Estado). Foi uma ação muito rápida, que mostrou que a população está preparada para colaborar com a segurança sanitária do Estado – destacou a médica veterinária Luciane Surdi, conselheira técnica do Instituto Icasa e ex-presidente da Cidasc.
Conforme Luciane Surdi, graças a esse trabalho eficiente, envolvendo todos os elos da cadeia produtiva da pecuária, já foi possível retomar as exportações para o Japão, importante mercado externo de Santa Catarina. Segundo ela, o esforço de SC vem de muitos anos e envolve prevenção de diversas doenças.
– O Brasil tem um potencial muito grande para produzir alimentos seguros. Nós temos que cuidar valorizar isso. O Estado está preparado, e a produção comercial também, para agir se tiver algum caso de influenza aviária – observou Luciane Surdi.
Continua depois da publicidade
Especialista em patologia aviária, a médica veterinária Maria Eliana Icochea, do Peru, falou sobre o cenário da influenza aviária na América Latina e no mundo. Segundo ela, alguns países estão adotando com êxito, a vacinação de aves contra a influenza. Mas, segundo lideranças sanitárias brasileiras, esse não é um procedimento que está nos planos no país.
Leia também
Prefeito de Joinville apresenta a cidade em evento do Lide nos Estados Unidos
Por que Florianópolis lidera índice da bilionária economia criativa
Alesc realiza seminário gratuito sobre acordo Mercosul e União Europeia
Estudo revela impacto econômico da gigante mundial de carnes JBS em SC
Apesar de a Tupy ser indústria de ‘ferro’, nomeações do BNDES agitaram as redes
“Nossa linha de produção nos EUA tem quase um quilômetro”, diz CEO da Portobello Grupo
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC