Embora a frota de veículos elétricos ainda seja pequena frente ao total no Brasil, as vendas desses modelos cresce de forma exponencial. Diante de uma demanda 51% maior em um ano, o Beiramar Shopping, de Florianópolis, inaugurou nesta terça-feira mais um ponto de recarga ultrarrápida, em parceria com a Intelbras e com a WeCharge.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Agora são 17 unidades e o plano é chegar pelo menos a 30 até 2025, informou o empresário Antonio Carlos Scherer, um dos acionistas do shopping. Essa atenção à necessidade dos clientes em sintonia com a estratégia de sustentabilidade foi o que motivou a instalação de eletropostos, com serviço gratuito. Isso fez com que o Beiramar se tornasse o maior posto de recarga elétrica da Região Sul.

Essa nova estação é a primeira do país a ter o novo carregador modelo EVE 0300F – Fleet, que alcança até 30 KW de potência para carregamento. É fabricado pela Intelbras, empresa da Grande Florianópolis.  

Em fase de lançamento, esse carregador da Intelbras é o mais rápido do país. Recarrega, por exemplo, um automóvel SUV totalmente elétrico em cerca de 2h30min, enquanto carregadores normais demoram 6h. No caso de um veículo elétrico pequeno, a recarga é feita em 1h nesse novo modelo.  

Continua depois da publicidade

– Essa solução que instalamos aqui no Beiramar Shopping é bem mais aderente a empreendimentos comerciais, para recargas rápidas, num período menor, enquanto a pessoa faz compras ou faz uma refeição. Para recargas do dia a dia, as recargas são feitas à noite, em casa, durante cerca de seis horas – explica Matheus Rodrigues, gerente do segmento Estações de Recarga para Veículos Elétricos da Intelbras.

O Beiramar também tem parceria com a empresa WeCharge, do Grupo Dimas, de Florianópolis, que faz a gestão de recargas via aplicativo. O usuário faz um cadastro no aplicativo e recebe uma série de informações enquanto está carregando, incluindo porcentual de carregamento das baterias do veículo e energia consumida, informa Matheus Maia, gerente da WeCharge Eletropostos.

Leia também: A obra que uniu Luciano Hang e Lula em SC

Tendências para eletropostos

A Wecharge atua nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste na gestão digital de eletropostos. Segundo o gerente Matheus Maia, a maioria das empresas que oferecem esse serviço está cobrando. Quem não cobra são alguns shopping centers.

– Atendemos carregadores nas estradas das regiões Sul e Sudeste, conectando São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e até Curitiba. Todos esses carregadores são de modelos ultrarrápidos e têm cobrança na recarga – explica Maia.

Continua depois da publicidade

A jornalista de moda Maristela Amorim, que acabou de retornar de um mês de férias em Paris, disse que na França os táxis são Tesla e o usuário de aplicativo paga uma pequena taxa no serviço por ser carro elétrico. Segundo ela, as vagas de estacionamento nas ruas contam com eletropostos onde é possível recarregar pagando com cartão de crédito.

Mais veículos elétricos

A Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) apurou que no período de janeiro a junho deste ano, o mercado carros elétricos cresceu 55,5% frente aos mesmos meses de 2022.  E o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apurou que houve crescimento de 503% no total de veículos elétricos no Brasil entre 2019 a 2023. Eram 24,6 mil unidades e, agora, somam 124,4 mil.

Leia também

WEG vai investir R$ 87 milhões em duas novas fábricas em Itajaí

Perto de receita bilionária, filme da Barbie amplia debate sobre liderança

Encontro das Cidades Unesco da Gastronomia terá 10 estados e receitas exóticas

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC