Quem soma mais 12 meses de trajetória neste domingo e chega aos 31 anos é um dos empreendimentos de comércio, serviços e lazer mais ativos e inovadores de Santa Catarina, o Beiramar Shopping, de Florianópolis. Situado na região central da cidade, a poucos metros da Avenida Beira-Mar, é o shopping center com maior circulação de público no Estado, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Entre os motivos que levam milhares de pessoas ao Beiramar Shopping, além do consumo de bens e serviços, estão atividades de lazer e reuniões de amizade e de trabalho. Os cafés do centro comercial também são escritórios de centenas de pessoas diariamente. O shopping é o local de trabalho de mais de 2 mil pessoas em lojas e outros serviços.
Veja imagens históricas e atuais do Beiramar Shopping:
Continua depois da publicidade
O centro comercial segue se reinventando e inovando. Entre os últimos projetos inovadores estão o maior eletroposto para abastecer carros elétricos da Região Sul e o maior evento com desfiles de moda de SC, o Beiramar Fashion Trends.
Resultado de um sonho sonhado junto pelos empresários Walter Osli Koerich, Antonio Koerich, Antonio Scherer, Helio da Costa Bez, Adroaldo Cassol e Ademar Cassol, o Beiramar Shopping segue alinhado com os propósitos dos fundadores, de criar uma nova e moderna centralidade urbana para a capital de Santa Catarina.
Quem está à frente da gestão executiva é a superintendente Leila Martins. O foco é o compromisso com a comunidade e com a experiência do cliente, mantendo atenção para a inovação e a sustentabilidade. O centro comercial tem na oferta de moda, com marcas exclusivas uma prioridade, mas o conjunto dos serviços vai muito além disso.
No local do estádio, uma nova rota comercial
Quando Florianópolis tinha 115 mil habitantes, no começo dos anos de 1970 ela tinha entre as atrações o Estádio Adolfo Konder, também conhecido como Campo da Liga ou Pasto do Bode.
Continua depois da publicidade
Inaugurado em 1930, o estádio estava em um local privilegiado, mas foi perdendo a capacidade para receber grandes jogos. Eles só podiam acontecer durante o dia pela falta de iluminação e as arquibancadas eram baixas, insuficientes para jogos importantes.
Como era um estádio que pertencia ao governo estadual, Avaí, Figueirense e outros clubes jogavam nele. Nos últimos anos, ficou para o Avaí, mas também se tornou insuficiente. As últimas partidas de futebol foram em 1983.
A alternativa foi fazer um acordo com um grupo empresarial que estivesse disposto a adquirir um terreno de 15 mil metros quadrados. Foi feita uma permuta com o Avaí, que decidiu construir o estádio da Ressacada.
A partir daí, foi feito o projeto do primeiro shopping center de Florianópolis. Mas os altos custos levaram à readequação projeto e ao adiamento do início das obras. Uma alternativa avaliada foi construir edifícios residenciais visando um retorno imediato.
Continua depois da publicidade
Mas a ideia não agradava aos empresários e então foi cogitada a venda do terreno. O grupo formado pelas empresas Koerich, Cassol e Brasilpinho recebeu diversas propostas e, depois de quase fechar a venda, voltou ao projeto inicial.
– Jamais desistimos de construir naquele espaço um shopping center. Tínhamos que ser, ao mesmo tempo, arrojados e cautelosos. As decisões eram aprovadas por todos os sócios, o que, de certa maneira, foi bom – lembra Walter Koerich.
Em 1984 iniciaram os estudos preliminares, como análise de mercado, estrutura arquitetônica, tráfego do entorno e análise físico-financeira. Mil pessoas foram entrevistadas em um mês, revelando demanda pra lojas de confecções, lazer, alimentação, consumo e comportamento.
A partir dessa primeira pesquisa, foi definido o perfil de planejamento da área bruta locável – que aquela época era de 21.500 m2. Dentre as principais carências identificadas, opções para diversão e alimentação.
Continua depois da publicidade
As obras tiveram início em 1987, com a terraplanagem e a colocação das primeiras estacas. Com a oscilação na economia e os sucessivos planos econômicos, o calendário da obra foi estendido. Em 1992, os empreendedores buscaram novos sócios e a parceria se deu com quatro fundações de seguridade social: Elos (Eletrosul), Fusesc (Besc), Previsc (Fiesc) e Isbre (BRDE), com a injeção de 40% do investimento total da obra, o que segundo os empreendedores, foi muito salutar, uma vez que conseguiram inaugurar com um fluxo de caixa positivo e rentável.
O empresário Walter Koerich relembra que em seu discurso na inauguração ficou emocionado ao afirmar que “o Beiramar Shopping abria as portas de cabeça erguida, uma obra que tinha pretensão de ser um dos principais pontos de atração de Florianópolis e que se configurou também como um referencial para a economia da cidade”.
A festa de inauguração do Beiramar Shopping movimentou a capital do estado em 27 de outubro de 1993. Em pouco tempo a cidade já havia estabelecido laços de relacionamento com o empreendimento e o shopping já se consolidava como um tradicional ponto de encontro. Quando inaugurado o empreendimento, a cidade já contava com mais de 266 mil habitantes, segundo dados do IBGE.
Uma série de desafios
– No coração da cidade, pois a localização é um fator determinante para um shopping center, o nosso sonho se materializou em um projeto ímpar, de caráter inovador. Mas o empreendimento levou um tempo maior do que prevíamos para ser construído. Enfrentamos o período de maior situação inflacionária, sucessivos planos econômicos, o que impactou direto na conclusão da construção do shopping – relembrou Antonio Koerich em seu livro.
Continua depois da publicidade
Mas hoje, lembrando da trajetória, ele avalia que foi um processo de amadurecimento. Foram muitos momentos difíceis, enfrentados junto com os irmãos Walter e Orlando. Contudo, segundo ele, o Beiramar Shopping se antecipou ao progresso e foi, posteriormente, quando da sua inauguração, a porta de entrada para grandes marcas no Estado.
Também em livro no mês de janeiro deste ano (2024), o empresário Walter Koerich destacou o significado do empreendimento, um de seus maiores projetos de vida e que também foi fruto de muita transpiração e busca do sonho.
– Nada foi fácil, mas também nunca ficamos sentados esperando. Um dos nossos grandes desafios foi a construção do Beiramar Shopping. Enfrentamos todos os planos econômicos, muitas vezes pensei que era pesado demais, mas confesso que eram devaneios, pois o sonho sempre foi maior que os nossos percalços. Não foi fácil, assim como todo começo, quando decidi sair da Colônia Santana rumo a Florianópolis em busca do desenvolvimento, do crescimento – escreveu Walter Koerich.
Momento atual marcado por inovação
O Beiramar Shopping, localizado no coração de Florianópolis, se consolidou ao longo do tempo como um ícone no setor de varejo da capital catarinense. Ele é referência para todos os visitantes de Florianópolis e, por isso, uma referência para muitos brasileiros.
Continua depois da publicidade
Mais do que um centro de compras, ele se tornou um ponto de referência cultural e social, proporcionando experiências que vão além do consumo. Com uma estrutura moderna e uma localização privilegiada, o Beiramar atrai um público diversificado, oferecendo também diversos produtos e serviços.
Atualmente, o shopping vive um momento de renovação e fortalecimento. Investimentos contínuos em inovação, a oferta de marcas exclusivas e um calendário dinâmico de eventos têm sido fatores chave para manter o empreendimento competitivo e relevante.
Outro diferencial é a capacidade do Beiramar Shopping de se adaptar às novas tendências e demandas do consumidor, proporcionando espaços multifuncionais, como áreas de convivência, eventos culturais e gastronômicos.
Ao longo dos anos, o empreendimento tem se posicionado como um importante ator na economia da cidade, gerando empregos e impulsionando o setor de varejo local. Atualmente, com seu mix de lojas, produtos e serviços, emprega diretamente mais de duas mil pessoas.
Continua depois da publicidade
Com uma gestão voltada para o futuro, liderada pelo superintendente, Leila Martins, o Beiramar Shopping se mantém alinhado às tendências de sustentabilidade e inovação, reforçando seu compromisso com a comunidade e com a experiência do cliente.
Na festa de celebração dos 30 anos – em outubro de 2023, foi anunciada uma série de transformações, com o plano 30 anos em três, sempre antecipando tendências e sendo protagonista no segmento de shopping center.
O Beiramar se destaca por ser um destino de consumo de moda, por contar com marcas exclusivas, oferecer conceito life center com ênfase nas experiências dos consumidores de todas as faixas etárias.
Como tem a moda em um dos seus principais negócios, o empreendimento realiza o maior evento de moda do Sul do Brasil, o Beiramar Fashion Trends. A última edição, realizada há pouco tempo, ofereceu um conceito inovador, interativo, antes só utilizado no exterior, com uma passarela orgânica e que seguia em meio ao público.
Continua depois da publicidade
Em quatro dias de eventos oportunizou desfiles, talks, ativações no mall e nas ruas do entorno, mobilizando universidades e demais players, além do encerramento com show nacional. Pela primeira vez o evento contou também com transmissão online, tanto pelo instagram do shopping quanto pelo portal NSC Total, democratizando ainda mais o acesso a cultura, entretenimento, tendências e lazer.
Nos últimos 12 meses, o Beiramar recebeu 15 novas marcas, reforçando esse perfil de consumo. Também conta com investimentos em infraestrutura e layout arquitetônico, sempre com um olhar integrativo e focado no futuro.
Atuação nas áreas cultural, ambiental e social
Ao longo de sua trajetória, o Beiramar Shopping tem se destacado por diversas inovações que o consolidaram como um dos principais centros de compras e lazer de Florianópolis e de Santa Catarina.
Entre as inovações estão eventos e experiências culturais. O empreendimento inovou ao transformar suas áreas em palcos para eventos culturais, artísticos e gastronômicos, ampliando atuação para além do comércio tradicional.
Continua depois da publicidade
Essas ações contribuíram para a fidelização de clientes e para a criação de um ambiente mais dinâmico e interativo, atraindo públicos de todas as idades.
Entre as ações sustentáveis estão a redução de consumo de energia e água, além de projetos de coleta seletiva e reciclagem. Essa conscientização ambiental é um diferencial importante.
Outro diferencial é o posto de recarga automotiva, sendo o maior ponto de recarga no Sul do país. O Beiramar reforça seu compromisso com a sociedade e com a sustentabilidade, oferecendo postos gratuitos de recarga. Desde 2019 o shopping vem investindo nessa modalidade de abastecimento de carros elétricos, contando com 17 vagas eletrificadas. A meta é ter 10 por andar até 2025.
Na área social, o Beiramar Shopping desenvolve o programa Conexões Sociais que apoia e une ações a projetos sociais com foco na educação de crianças e jovens, com a premissa de contribuir para o desenvolvimento da cidade, com enfoque na principal veia propulsora de um futuro melhor, que são as crianças. Os programas envolvem lojistas e parceiros.
Continua depois da publicidade
Acionisas e executiva falam do sonho e do futuro
Na opinião de um dos visionários empreendedores, empresário Walter Osli Koerich, o Beiramar sempre foi mais do que apenas um shopping center.
– Quando começamos a planejar, nossa intenção era criar um espaço que integrasse Florianópolis e trouxesse novas experiências para a população. Vimos o potencial de transformar a cidade e, 31 anos depois, podemos dizer que esse sonho se concretizou – constata Walter Osli Koerich.
Outro líder empresarial que participou ativamente do projeto, Antonio Koerich relembra o entusiasmo de construir algo único para a cidade.
– Sabíamos que Florianópolis merecia um espaço moderno, que acompanhasse o crescimento da cidade e fosse uma referência no estado. Nossa missão sempre foi trazer algo que estivesse à frente de seu tempo, e hoje é gratificante ver o Beiramar Shopping como parte da história de tantas pessoas – avalia Antonio Koerich.
Continua depois da publicidade
Também sócio fundador do Beiramar Shopping, o empresário Antonio Carlos Scherer enfatiza o papel de inovação constante que sempre guiou o empreendimento.
– Desde o início, apostamos em uma estrutura moderna e adaptável às mudanças do mercado. O Beiramar Shopping sempre evoluiu com o tempo sem perder sua essência. Sua arquitetura é um marco que perpetua os traços até os dias atuais. O consumidor estava muito habituado a ir às lojas do Centro para fazer compras e os lojistas não acreditavam muito que ia dar certo, mas com o tempo, ambos se convenceram da praticidade, conveniência e segurança do ambiente – destaca Antonio Scherer.
A empresária Dalva Cassol, que também compõe o conselho do Beiramar Shopping, reforça esse sentimento de realização e lembra que as famílias Koerich e Cassol foram complementares para a implementação do primeiro shopping de Florianópolis.
– Adroaldo (Cassol) e Walter (Koerich) sempre foram os grandes entusiastas e o casal de arquitetos Ademar e Carmem Cassol assinam o moderno projeto que até hoje é destaque e nos possibilita contínuos investimentos e adequações, sempre atual e complementar as necessidades da sociedade – avalia Dalva Cassol.
Continua depois da publicidade
O conceito de life center é uma tendência mundial e que está totalmente conectado com o empreendimento, se posicionando como um local de experiências. Quem destaca esse foco é o empresário Ronaldo Koerich, que cresceu acompanhando a trajetória do empreendimento e defende que essa visão original dos fundadores siga, ao mesmo tempo em que olha para o futuro.
– Acredito que nosso papel é garantir que o Beiramar continue a se reinventar. Estamos sempre buscando maneiras de surpreender nossos clientes e de fortalecer a nossa conexão com a cidade, afinal, personificamos o slogan “no coração da cidade” – afirma Ronaldo Koerich.
Para o empresário Waltinho Koerich, o Beiramar Shopping tem o compromisso de seguir em frente, respeitando o legado dos fundadores e, ao mesmo tempo, buscando novos horizontes.
– Esses 31 anos são uma grande conquista, mas o nosso trabalho é garantir que os próximos anos sejam ainda mais inovadores e transformadores. Temos orgulho de tudo que construímos até aqui e estamos focados em continuar crescendo. Quando completamos 30 anos lançamos um ousado projeto intitulado 30 anos em três e por isso estamos preparando grandes transformações que trarão ainda mais crescimento para todo o segmento – enfatiza Waltinho Koerich.
Continua depois da publicidade
Para Thiago Bez, membro do conselho do shopping center, o futuro do Beiramar Shopping está atrelado à inovação e à experiência do consumidor, linha que já é executada pelo empreendimento.
-Nosso desafio é estarmos sempre um passo à frente, entendendo as necessidades do mercado e oferecendo um espaço que seja mais do que um local de compras. Queremos que o Beiramar continue a ser um ponto de encontro, um lugar onde histórias são vividas e memórias são criadas – diz Thiago Bez.
A executiva Leila Martins, superintendente do Beiramar Shopping, destaca e reconhece o papel fundamental de todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória. Ela também trabalha no dia a dia para que o desafio de fazer 30 anos em três seja vencido.
– Chegar aos 31 anos é uma conquista que deve ser comemorada por todos – nossos fundadores, colaboradores, lojistas e, claro, nossos clientes, que sempre nos motivaram a melhorar. O Beiramar Shopping é parte da vida de Florianópolis e continuará sendo um espaço de encontro e inovação – afirma Leila Martins.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Tecnova SC seleciona as startups que serão apoiadas com programa de R$ 30 milhões
Instituto Senai de SC integra projeto inédito para energia eólica em alto mar
Brasileiro prefere produtos feitos no país a importados por plataformas, mostra pesquisa
Projetos para fazer tecido com fio de bananeira e para gestão de inovação são premiados
Ranking 500 Maiores do Sul soma R$ 1,1 trilhão em receita e tem SC na liderança