A retomada do crescimento econômico no setor de tecnologia em Santa Catarina está entre as mais fortes do Estado este ano. Prova disso foi a criação de 8.204 novos empregos no período de janeiro a agosto enquanto no mesmo período de 2020 o saldo foi positivo em 683 vagas. Esses dados foram apurados pelo Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) junto ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp
No mês de agosto, o setor teve saldo positivo de 1.095 vagas em SC. Foram 3.571 admissões e 2.476 desligamentos. O Observatório apurou também que a maioria das vagas foi para programador de sistemas de informação e a idade média dos profissionais contratados ficou em 29 anos.
O vice-presidente de Talentos da Acate, Moacir Marafon, explica que a pandemia acelerou o home office e levou a uma explosão de serviços online. E o setor que dá sustentação a essas transformações é justamente o de tecnologia da informação e comunicação.
– Como consequência, as empresas deste setor vêm expandindo seus negócios e, para isso, precisam ampliar também seus times – afirma Moacir Marafon.
Continua depois da publicidade
O setor de tecnologia é um dos mais promissores na geração de emprego em Santa Catarina, tanto atualmente quanto para os próximos anos. O grande desafio está sendo formar profissionais em número pelo menos próximo do necessário. Tanto o setor público, quanto o setor privado estão avaliando alternativas para oferecer cursos.
Leia também
SC arrecada R$ 3,25 bilhões em setembro e Fazenda vê volta à normalidade
SC abre 20,3 mil novas vagas em agosto e indústria segue líder no ano
RH Tech de SC investe R$ 30 milhões em aquisições
Estônia, país mais digital do mundo, realiza missão virtual para prefeitos de SC