Parte das lideranças do setor de geração de energia e políticos defendem a volta da construção de hidrelétricas com grandes reservatórios de água no Brasil. Esse assunto foi pauta de audiência pública na Câmara dos Deputados na última semana. Em sintonia com as novas estratégias de energia limpa, esses reservatórios podem reter água e evitar tragédias como a que ocorreu no Rio Grande do Sul com a passagem do ciclone, há poucos dias.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Esses foram argumentos colocados na audiência pública. Além disso, os investimentos em hidrelétricas também são alinhados com a descarbonização do país e potencial para reduzir o custo de energia no Brasil. Entre os objetivos, também, está evitar apagões como o que atingiu quase todo o país há poucos dias a partir de problema no Nordeste.
Entre os participantes da audiência pública estavam líderes da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) e da Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel). Eles aproveitaram para defender reservatórios de acumulação e regularização de águas.
O diretor de Novos Negócios do Grupo Estelar, Rafael da Hora, um dos participantes da audiência, argumenta que esses grandes reservatórios têm capacidade para armazenar imensas quantidades de águas de chuvas. Isso traz mais segurança para a população.
Continua depois da publicidade
– Isso porque estes reservatórios conseguem segurar grande parte das enchentes ou até a sua totalidade, além de, em tempos de escassez hídrica, garantirem a geração de energia elétrica por um bom período – explicou o empresário.
Para o deputado federal Geraldo Mendes, catarinense de Galvão mas eleito pelo Paraná, é preciso desmistificar que a energia vinda de hidrelétricas prejudica o meio ambiente.
Ele destaca que essas usinas contam com controles ambientais rígidos realizado por órgãos ambientais. Para ele, é preciso investir no Brasil para reduzir o custo da energia, que é o segundo mais caro do mundo.
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC
Continua depois da publicidade
Leia também:
Veja quem venceu e o ranking da disputa de tecnologia ABII Challenge
Saiba em que setores robôs mais abrem e fecham postos de trabalho
Setor de tecnologia precisa de mais engenheiros, técnicos e profissionais fluentes em inglês