O Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil no Brasil, em 2023, teve queda de 0,5% segundo o IBGE. A causa principal foram os juros altos. Mas a Expo Revestir 2024, principal feira anual do setor de materiais de construção, realizada na última semana (de 19 a 22 de março) em São Paulo, superou expectativas de público, o que indica que o setor está pronto para voltar a crescer, avaliou o chairman do Portobello Grupo, Cesar Gomes Junior.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

– Ainda não dá para afirmar que a queda dos juros já traz reflexos positivos para o setor da construção. Mas na feira deu para sentir que a tendência é para cima – disse o chairman da companhia de Santa Catarina.

Segundo ele, a Expo Revestir marca o começo do ano para o Portobelo Grupo em termos de vendas. Por isso a companhia aproveita para fazer os lançamentos anuais.

– Foi uma feira muito boa, lotada, com público qualificado. Tivemos muitas visitas de compradores estrangeiros. Indica um bom início de ano. Mas 2024 ainda será um ano difícil, apesar da medida que os juros forem caindo, as perspectivas vão melhorando – destacou Cesar Gomes Junior.

Continua depois da publicidade

Em balanço divulgado nesta segunda-feira (25), a Anfacer, Associação Nacional de Fabricantes de Cerâmicas para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres, que realiza a Expo Revestir, informou que o evento, atingiu os objetivos.

O evento teve aumento no número de revendas, construtoras e representantes. Com parceria da Apex Brasil, a Expor Revestir contou com mais potenciais compradores do exterior. Mais de 1.300 visitantes internacionais, de 80 países, estiveram na mostra que teve 300 marcas expositoras.

Embora a organização não dê número de participantes, as informações durante o evento foram de que nem todos interessados em acessar a mostra conseguiram ingresso porque a feira estava lotada.

Nova fábrica nos EUA

No caso do Portobello Grupo, além das exportações pelas unidades brasileiras de SC e do Nordeste, a empresa conta agora com a primeira fábrica nos Estados Unidos. Unidade moderníssima inaugurada em outubro de 2023 que, segundo Cesar Gomes Junior, evolui bem como uma nova fabricante americana.

Continua depois da publicidade

Leia também

Koerich entra no grupo das empresas bilionárias de Santa Catarina

Nova regra de ICMS para bebidas “quentes” vai beneficiar 311 mil empresas em SC

Fiesc relança a campanha Trabalhe na Indústria com portal para candidatos e vagas

Vem aí uma “autobahn” catarinense na região do litoral?