A criação da Central de Compras Públicas para o Programa Compras SC, do governo estadual, colocou como finalistas ao “Prêmio Espírito Público” duas servidoras da Secretaria de Estado da Administração (SEA), Karen Bayestorff e Carla Giani da Rocha. Esse é um reconhecimento por elas terem desenvolvido e implantado a nova central que faz todas as compras estaduais, com melhores resultados.  

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

No primeiro ano de funcionamento, a nova central garantiu uma economia de R$ 83 milhões aos cofres do Estado por terem gastos menores nas aquisições. Além disso, o tempo médio de licitação, que era de 119 dias, caiu para 78 dias.  

As duas servidoras são finalistas nesse prêmio na categoria “Gestão e planejamento”. O trabalho delas foi criar modelo para compras públicas centralizadas, quando uma única secretaria realiza todos os processos licitatórios realizados pelo executivo estadual. Antes, as compras eram descentralizadas em diversas secretarias e órgãos.  

Entre os resultados alcançados, segundo a SEA, estão também otimização de pessoas, processos e custos, com ganhos em eficiência e transparência. A metodologia do projeto incluiu várias etapas, como o diagnóstico das compras públicas, benchmarking nacional e internacional, mapeamento de riscos e cocriação com os servidores de vários órgãos do Governo para a organização administrativa da Central.

Continua depois da publicidade

Leia também

Especialistas apontam oportunidades ao Brasil em meio às crises internacionais

Confederação sugere pacto pela liberdade econômica em todos os municípios

WEG entra no Top Five das empresas com maior valor de mercado da Bolsa

Associação Catarinense de Imprensa capta recursos para o Memorial da Comunicação

PL da reforma propõe imposto de herança sobre previdência privada aberta

Fenabrave-SC vai lançar comitês temáticos no congresso que realiza este mês