Um dos municípios com elevado desempenho econômico – sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina em 2020 – São José chega aos 273 anos com uma economia mais dinâmica, puxada pelos serviços. Além disso, conta com indústrias de projeção internacional, construção civil de alto padrão e comércio forte, que tem entre as âncoras os shopping centers Continente Park e Itaguaçu.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A expansão econômica pelos serviços é revelada pelos números de empregos dos últimos anos. Em 2022, por exemplo, São José criou 3.888 novas vagas formais, segundo o Cadeg, do Ministério do Trabalho. Dessas, 1.755 foram de serviços, com destaque para as atividades de informação, comunicação, financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, que criaram 1.245 vagas, isto é, a maior parte.
São José tem mobilidade urbana, moradia e prevenção a enchentes como maiores desafios
No ano anterior, em 2021, os dados de empregos de São José mostraram os serviços ainda mais pujantes. O município criou 11.613 novas vagas, dessas, 1.600 foram na indústria, 1.993 foram no comércio e 8.258 nos serviços. Novamente, no grupo de serviços, o destaque foi para as atividades de informação, comunicação, financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, que tiveram saldo positivo de 6.383 vagas.
Continua depois da publicidade
Uma parte expressiva dessa força dos serviços resulta da expansão do setor de tecnologia, que é uma das principais atividades econômicas de Florianópolis e passou a investir em empresas e centros de inovação na cidade vizinha.
A área entre a Beira-Mar de São José e a Avenida Presidente Kennedy, uma das mais nobres do município, ganhou um centro de inovação da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) em 2019, onde se destaca link lab de grandes empresas. Em torno disso, várias empresas de serviços vão se instalando. Em alguns meses, a região vai ganhar mini shopping com acesso pela Beira-mar.
Atentas ao avanço do setor de tecnologia e inovação, as prefeituras locais iniciaram este ano o movimento Ecossistemas de Inovação da Região Metropolitana de Florianópolis. O objetivo é aproximar empresários, empreendedores e instituições do setor público para facilitar esse setor.
Em São José, essa ação tem à frente a prefeitura, mas conta com apoio das entidades empresariais, entre as quais a Associação Empresarial da Região Metropolitana (Aemflo) e a Acate. Ainda para impulsionar a economia do município, a Aemflo acaba de lançar prêmio de incentivo à inovação para todos os setores.
Continua depois da publicidade
Isso mostra que São José entrou num ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico, favorecido por estar ao lado da capital do Estado e na região metropolitana. Conta com desafios como dificuldades na mobilidade urbana e qualificação de pessoas, mas pode avançar com projetos e investimentos nessas áreas. Significa que os tempos de São José “cidade dormitório” por ser vizinha de Florianópolis ficaram para trás.
Leia também
Controladoria de SC divulga a servidores normas para evitar problemas de integridade
Túnel subaquático vai ligar Itajaí a Navegantes e passará por baixo dos navios
Peste suína na China indica oportunidade temporária para SC exportar mais
Com a “taxação do sol”, ainda é vantagem ter usina solar?
Indústrias de SC lançam produtos na Expo Revestir e na Haus Decor