Com a reabertura da Ponte Hercílio Luz, o governo do Estado planeja privatizar a área de serviços nas cabeceiras da ponte. A autorização foi assinada nesta segunda-feira com sondagem de mercado e até o mês de junho deve ser lançado um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para conceder à iniciativa privada a oferta desses serviços. O plano é liberar a exploração de serviços de cultura, lazer e gastronomia, formou o governador Carlos Moisés. Segundo ele, os recursos resultantes de taxas dessa privatização da região serão usados para manutenção da ponte.
Continua depois da publicidade
– Esse é um projeto de estudo. Primeiro a gente examina o mercado e a partir do mercado a gente vai ver o que é possível instalar aqui e que reversão de recursos a gente pode ter com a exploração do entorno – explicou o governador.
Para se ter ideia da importância da prestação de serviços na cabeceira da Hercílio Luz, durante a solenidade de reabertura da ponte nesta segunda-feira faltou um fornecedor de bonés e chapéus com a identificação do cartão-postal. Muita gente apareceu para o evento e esqueceu de trazer uma proteção para o sol intenso da manhã.
Ramiro Zinder, responsável pela área de leilões da SCPar, informou que essa manifestação de interesse antes e importante para identificar que negócios serão promissores na região.
Questionado se o governo fará uma campanha nacional para convidar turistas para visitar a ponte reaberta, o governador disse que as informações sobre essa abertura vão atrair os turistas naturalmente.
Continua depois da publicidade
Ponte Hercílio Luz, a Golden Gate do Brasil
A ponte Hercílio Luz, pela beleza da sua arquitetura e fama de cartão postal da encantadora Ilha de Santa Catarina, é a mais bela e famosa do Brasil. A torcida é que, agora reaberta, seja realmente um equipamento de atração turística. Afinal, os catarinenses investiram cerca de R$ 700 milhões para manter essa obra histórica da engenharia mundial desde os anos de 1990 até agora, na reabertura.
Só para chamar a atenção: a Golden Gate, em San Francisco, na Califórnia, é a ponte mais famosa e mais visitada do mundo. Em 2018, por exemplo, recebeu mais de 15 milhões de visitantes nas suas cabeceiras e parque do entorno. Olhado esses números, dá para acreditar que a Hercílio Luz tem tudo para ser um grande polo de atração de visitantes.