Lideranças de Santa Catarina se reúnem em Lages na noite desta quarta-feira para inaugurar uma das obras mais importantes de infraestrutura para a região: o gasoduto de 221 quilômetros que leva gás natural do Litoral para a Serra Catarinense. A obra é destacada na semana em que a Petrobras anunciou redução de 1,41% no preço do insumo para as distribuidoras a partir do próximo mês, novembro.
Continua depois da publicidade
O evento desta quarta contará com a participação do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, o presidente da concessionária de gás do Estado SCGÁS, Otmar Müller, secretários estaduais, empresários do setor de energia e outras lideranças. O evento será a partir das 18h30min, na Associação Empresarial de Lages (Acil).
O gasoduto, que recebeu investimento de R$ 350 milhões em valores atualizados, foi feito durante 14 anos, superando uma série de obstáculos da natureza e outros, observou o presidente da concessionária, Otmar Müller. Este é um dos maiores gasodutos construídos no Brasil, nos últimos anos por uma concessionária estadual.
O anúncio da redução de preço do gás natural foi feito nesta segunda-feira pelo diretor executivo de transição energética e sustentabilidade da Petrobras, Mauricio Tomasquim. Segundo ele, desde 2023, o preço do insumo teve redução de 17% no Brasil.
Em Santa Catarina, a oferta de gás natural está maior agora em função da redução de demanda registrada depois da crise da guerra na Ucrânia e pandemia.
Continua depois da publicidade
A expectativa da SCGÁS é que empresas da região serrana que não usam gás natural possam migrar para esse energético, que proporciona maior estabilidade para produção e, também, é mais ecológico que algumas das outras alternativas, como o GLP. O gás natural é considerado um combustível de transição energética e passa por fase nova no Brasil porque agora conta com mercado livre.