Com o objetivo de incentivar a descarbonização e a partir de uma demanda do conglomerado automotivo Stellantis, o Instituto Senai de Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis, de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, realizou o projeto retrofit elétrico. Desenvolveu kit de conversão de veículos a combustão para elétricos e instalou em dois utilitários da companhia.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A pesquisa contou com as participações das indústrias WEG, de SC, produtora de powertrain elétrico, e da FuelTech, do RS, que é fornecedora de componentes para painéis e conexões eletrônicas de veículos.
O kit elétrico foi instalado em uma Fiat Fiorino e em um Peugeot Partner Rapid. Estas são duas marcas da Stellantis, que detém 14 marcas automotivas, incluindo também Jeep, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, Maserati e Opel, entre outras.
– A descarbonização é essencial para o setor automotivo devido à necessidade de combater as mudanças climáticas e cumprir regulamentações sempre mais rigorosas em todo o planeta e à crescente demanda dos consumidores por opções de transporte mais sustentáveis – destaca o diretor regional do Senai Santa Catarina, Fabrizio Machado Pereira.
Polo metalmecânico forte em tecnologias para o setor elétrico, Santa Catarina conta com diversos fornecedores para fazer essas conversões de carros a combustão em elétricos. O que não tem no Estado, tem no Brasil ou está chegando, como é o caso de fábrica de baterias.
Continua depois da publicidade
SC já conta com uma startup que faz esse tipo de conversão para carros que já estão no mercado e tem outras pesquisas nessa área. A conversão de veículo a combustão em elétrico é mais barata do que comprar um carro novo e também tem um apelo ecológico, porque o veículo antigo segue sendo usado como elétrico, o que não requer recursos naturais para fazer um novo.
Leia também
Santa Catarina é o “país” que me encanta por ter um “coração” que pulsa pelo mundo
Estudo da CNI sobre infraestrutura mostra obras prioritárias de SC no PAC
Intelbras recebe a Finep para falar de projetos dentro da Nova Indústria Brasil
Setor cooperativo fatura R$ 85,9 bilhões em 2023 e chega a 4,2 milhões de associados em SC
UFSC ativa instituto de inovação no Sapiens Parque com investimento de R$ 19 milhões