Especialistas em educação que participaram do Seminário Conhecer, realizado terça-feira e quarta (8 e 9) pelo Sebrae-SC, em Florianópolis, com apoio da Secretaria Estadual de Educação, deram conselhos sobre como preparar profissionais para um futuro de trabalho junto com a inteligência artificial.

Continua depois da publicidade

A consultora em marketing e inovação Martha Gabriel disse que a educação necessária é a que mantém as pessoas relevantes num cenário em que as máquinas estão entrando. As pessoas precisam mais de formação porque informação as máquinas têm.

— O professor tem que ser mais criativo. Como o Brasil é mais pobre, os professores precisam buscar soluções com poucos recursos. Para isso, eu valorizo muito a resiliência. A resiliência é isso: fazer o que se pode, com os recursos disponíveis – aconselha Martha, para quem as pessoas focadas e disciplinadas vão dominar o mundo, enquanto as distraídas serão manipuladas.

O líder do UnCollege, do Vale do Silício, Dale Stephens, falou sobre o movimento que visa mudar o conceito de que o caminho para o sucesso está na universidade. Para ele, os jovens podem optar pelo aprendizado autônomo, independente. Especialmente os que não acham prazeroso ir para a escola. É uma alternativa diferente, mas o fundamental é estudar sempre.

Antes do verão

Com a proximidade da temporada de verão, a Abrasel-SC realiza dois eventos que permitirão preparar empresários de bares e restaurantes e também seus fornecedores. Dia 16 deste mês fará um happy Hour no novíssimo K-Platz, em São José, onde a W/Koerich lançará seu food hall. E na semana seguinte, a Abrasel apresentará a segunda edição do Feirão de Negócios, com expositores, fornecedores e palestras. Será nos dias 23 e 24, na ACM.

Continua depois da publicidade