Ao comentar sobre desafios do agronegócio catarinense durante o 1º Jantar do Agro, em Chapecó, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, fez novo alerta sobre riscos que mais de 2 mil famílias de agricultores do Estado correm de perder suas terras em função criação de áreas indígenas. Segundo ele, existe reivindicação para criar mais de 10 novas áreas indígenas no Estado.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Essas áreas, algumas em processo judicial, somam 58 mil hectares de áreas agrícolas. É nessas áreas em que vivem e trabalham essas mais de 2 mil famílias de agricultores.

O risco ficou maior agora com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou o marco temporal. A maioria vive nessas propriedades há muitas décadas e gostariam seguir trabalhando aí. Preferem continuar a receber uma indenização.

O palestrante do evento, realizado na noite de quarta-feira, paralelamente à Efapi, foi o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, que também é presidente do Conselho Nacional do Sebrae. O anfitrião foi o presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Luiz Carlos Travi.

Continua depois da publicidade

Entre as lideranças presentes também estiveram os vice-presidentes da Faesc, Enori Barbieri e Antônio Pagani de Souza; o supervisor do Senar em SC, Helder Barbosa; o presidente da Comissão Organizadora da Efapi, Romeu Bet; e o presidente da Associação Empresarial de Chapecó, Lenoir Broch.

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Leia também:

Dia Mundial do Ovo: o que Bill Gates, Granja Faria e médico dizem sobre esse alimento

Engie abre 5 mil vagas para cursos de tecnologia e Florianópolis lidera inscrições

Por que seguros não cobrem danos de alagamentos em casas e empresas

Grupo Malwee abre vagas presenciais ou remotas para tecnologia

Em Brasília, Jorginho tratou da reforma tributária e medidas sobre o clima

Facisc mobiliza associações para apoiar atingidos pelas chuvas

Hackathon da Nasa em SC busca soluções para clima e água