Diante da falta de chuvas recorrente no Estado nos últimos anos, que segundo ambientalistas é um dos efeitos do desmatamento na Amazônia, o governo do Estado reservou R$ 100 milhões para investir este ano em medidas que visam proteger nascentes e reservar água. O secretário de Estado da Agricultura, Altair Silva, vai explicar as medidas em evento virtual aberto a interessados quinta-feira à noite, a partir das 19h, no link: https://bit.ly/InvestimentoHídrico.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Ele antecipa que os recursos serão usados em programas existentes e, também, em apoio direto a projetos de prefeituras. Além desse montante, o fomento ao setor produtivo frente à crise hídrica em Santa Catarina conta com R$ 243,5 milhões, em projetos já em andamento.

A secretaria oferece financiamento sem juros para iniciativas voltadas à captação e armazenamento de águas, isolamento e recuperação de matas ciliares, proteção e recuperação de nascentes de rios, terraceamento e cobertura de solos. A Epagri tem pesquisado e observado diversas práticas de reserva de águas e conservação de solos. De acordo com Altair Silva, esses recursos estão sendo liberados porque o governador Carlos Moisés sancionou a Lei 18.137/2021, aprovada pela Alesc.

Leia mais:

Continua depois da publicidade

Deputado de SC propõe isenção de IPI a motoristas de transportes por aplicativos

Proposta de reforma do IR alivia pessoas físicas e preocupa empresas com tributo sobre lucros