Santa Catarina teve espaço no 11º Fórum Mundial de Ciência (World Science Forum – WSF2024), realizado de quinta-feira até este sábado, na cidade de Budapeste, capital da Hungria, na Europa. O estado foi representado pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, que falou sobre o atual momento da pesquisa e desenvolvimento em SC e de projetos do governo de Jorginho Mello nas áreas ciência, tecnologia e inovação e em educação.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O tema do evento foi “A interface da ciência e política em época de transformações globais” (The Science and Policy Interface at the Time of Global Transformations). O secretário de SC participou do painel “Levando adiante os resultados da cúpula do futuro” (Taking Forward the Results of the Summit of the Future).

Marcelo Fett informou no evento que Santa Catarina tem se destacado nacionalmente em indicadores de desenvolvimento econômico e social. Falou de programas como o Pronampe e o Prodec, que apoiam o empreendedorismo, e o Universidade Gratuita. Ao final da fala dele, foi exibido um vídeo que apresenta SC a estrangeiros.

Em resposta aos desafios do futuro propostos no evento de Budapeste, Marcelo Fett falou sobre seis áreas para um futuro mais sustentável. Nessa lista estão: Cooperação Internacional; Compromissos Financeiros; Soluções para o Clima e o Ambiente; Regulação da Inovação e da Tecnologia; Suporte para Sociedade Civil e Setor Privado; e Desigualdade Social e Econômica.

Continua depois da publicidade

No painel em que participou o secretário catarinense, também estavam o presidente e  professor da North China University of Water Resources and Electric Power, Junguo Liu; o vice-primeiro ministro dos Negócios Estrangeiros e Europeus, Governo do Montenegro, Filip Ivanovic; o diretor sênior do Conselho, Academia Nacional de Ciências dos EUA, Vaughan Turekian; e o ex-presidente da União Internacional de Química Pura e Aplicada, Javier Garcia Martinez. O painel foi mediado pelo presidente da 77º Assembléia Geral das Nações Unidas, Csaba Kőrösi.

Leia também

Eike Batista: de bilionário do petróleo a incentivador da economia verde

“Trumpulência”: quais os impactos da gestão Trump para a economia mundial em 2025

SC Day: evento no Chile mostra potencial de SC para vender mais ao exterior

SC Day incentiva internacionalização de empresas de Santa Catarina