Após sondagens preliminares, segundo as quais cerca de 390 mil micro e pequenas empresas e 46 mil propriedades rurais tiveram prejuízos com as chuvas em Santa Catarina, o Sebrae SC anuncia programa de apoio. Entre os serviços prestados estão garantia de diagnóstico para avaliação das perdas e consultorias para elaborar planejamento estratégico depois do evento climático.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com o diretor Técnico do Sebrae SC, Luc Pinheiro, a instituição trabalha no Programa Recupera SC, em sinergia com as ações que estão sendo feitas pelo governo do Estado. O objetivo é apoiar as empresas afetadas na recuperação e planejamento para buscar melhores resultados após essa crise climática.
Conforme Pinheiro, a pesquisa sobre as empresas, feita pelo Sebrae, apurou que em 126 municípios teve empresas que foram prejudicadas pelas águas, o que representa 36% de todos os pequenos negócios em Santa Catarina.
Desse grupo, os microempreendedores individuais (MEIs) representam a maioria, 57% do total. As microempresas são 36% e as empresas de pequeno porte, 7%.
Continua depois da publicidade
O diretor técnico chama a atenção para o fato de as chuvas terrem prejudicado inclusive empresas do ecossistema de inovação do Estado. E a apuração de que 46 mil propriedades rurais foram afetadas é da Epagri, a empresa de pesquisa agrícola do Estado.

Muitas propriedades rurais são empresas e, normalmente, utilizam consultorias do Sebrae, por isso a instituição acompanha agora também o impacto das chuvas. O apoio incluirá atenção especial para a questão financeira porque o acesso a crédito é uma das grandes dificuldades das pequenas empresas.
– Desastres climáticos como esse podem colocar em risco a saúde financeira de uma empresa. Sabemos o quanto é difícil para um pequeno negócio se reerguer após perdas na sua estrutura física.
Nesse sentido, o Recupera SC busca apoiar as pequenas empresas na elaboração de um diagnóstico detalhado, para que o empresário consiga ter clareza sobre os prejuízos, e a partir de então na construção de um planejamento estratégico de retomada – explica Luc Pinheiro.
Continua depois da publicidade
Pacote de SC a empresas afetadas por chuvas prevê R$ 300 milhões em crédito novo
Renegociação de dívidas, redução de custos, novos layout de loja, inovação e marketing para ampliar vendas estão entre as consultorias prestadas pelo Sebrae SC.
Além desse trabalho, foi solicitado ao Sebrae Nacional uma ajuda financeira. O plano é criar linha de crédito com juros subsidiados que facilitariam a retomada das atividades por negócios atingidos. O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, está vendo apoio, principalmente do BNDES, para linha de aval que facilite a liberação de empréstimos.
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC
Leia também:
Sebrae Nacional e Sebrae SC estudam crédito especial a negócios afetados por chuvas
Viagem do governo e da Alesc ao Panamá inclui comércio exterior nas prioridades
Floripa Ariport Cargo amplia em 60% a capacidade de armazenagem
Como será o condomínio de luxo onde é o Hotel Maria do Mar em Florianópolis
Montadora chinesa parceira da Fever pode instalar fábrica em Santa Catarina