Ao fortalecer a oferta de atendimento nas formas presencial e on-line, o Sebrae SC conseguiu chegar com seus serviços em um maior número de pequenas empresas no Estado em 2023. Até na última semana, foram mais de 1.400.000 de atendimentos para 321 mil micro e pequenas empresas.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
De acordo com a instituição, o número de empresas atendidas cresceu 37% este ano frente a 2022, quando passaram pelas consultorias e eventos 234 mil empresas. De acordo com o diretor superintendente do Sebrae SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, as metas estabelecidas foram batidas.
– Temos como missão estar cada vez mais próximos do empresário catarinense, estar onde o empresário está e ser referência para todos quando o assunto é gestão de um negócio, incluindo todas as multidisciplinaridades que isso engloba. Ver esse aumento significativo no número de empreendedores atendidos nos deixa muito realizados e com a certeza de que as nossas equipes estão realizando um trabalho de excelência, alinhado com os objetivos do Sebrae – destacou ele.

Considerando o porte das empresas, a maioria dos clientes da instituição foi de microempreendedores individuais ( MEI), com 156 mil. Em segundo lugar vieram as microempresas, com 131 mil atendidas e, as empresas de pequeno porte, totalizaram 34 mil.
Continua depois da publicidade
Os conteúdos mais procurados pelos empreendedores junto ao Sebrae SC em 2023 foram: comportamento do empresário, gestão da inovação, vendas, planejamento estratégico e marketing. Os atendimentos foram por orientações, oficinas, consultorias e palestras.
O setor de serviços, que reúne a maioria das empresas do Estado, também foi o que mais buscou atendimentos, chegando a 141 mil empresas. Em segundo lugar ficou o comércio com 103 mil empresas. Da indústria, acessaram o Sebrae 69 mil empresas e do agronegócio, 7 mil empresas.
De acordo com Carlos Henrique Ramos Fonseca, o Sebrae trabalha para que os empresários sintam confiança em procurar a instituição e encontrar os serviços que necessitam para desenvolver seus negócios.
Logo após as enchentes de outubro e novembro, por exemplo, a instituição fez pesquisas sobre o total de empresas afetadas e ofereceu consultorias para auxiliar os empresários que tiveram empresas atingidas sobre como buscar crédito para desenvolver seus negócios.
Continua depois da publicidade
– Temos especialistas em todas as áreas que garantem um atendimento qualificado. Além disso, temos uma estrutura de atendimento presencial e digital que facilitam o acesso do empreendedor ao Sebrae. Ele pode buscar nossas agências ou toda a estrutura de atendimento digital, por meio do nosso portal, redes sociais ou 0800 – aconselhou o superintendente da instituição.
Leia também
Indústria de Santa Catarina vê com cautela o cenário econômico para 2024
Reforma tributária traz modernidade e vai ajudar a economia crescer
BRDE inicia operações pelo Pronampe Emergencial SC
Badesc inicia empréstimos para empresas atingidas pelas enchentes
Fepese apresenta ao Sebrae Nacional projeto do Summit Cidades 2024
Derrubada de veto à desoneração da folha beneficia setores empregadores e prefeituras em SC