Com o objetivo de preservar ao máximo as estruturas dos pavimentos de ruas, a SCGás, concessionária de gás natural em Santa Catarina, adotou o método de engenharia de obras denominado “não destrutivo” (MND), também conhecido como “furo diferencial”.
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Segundo o engenheiro da companhia, Fernando Margarida, essa metodologia reduz o impacto das obras para a sociedade e porque podem ser feitas sem a suspensão do tráfego, emitem menos barulho e podem ser feitas em menos tempo. O método com vala comum exige obras maiores, com maior tempo de execução e mais transtornos.
O método MND consiste em abrir pequenos buracos de um a dois metros quadrados, com distância de até 200 metros entre eles. Por aí, são inseridos tubos através de túneis perfurados por equipamento de perfuração direcionada, sob o pavimento. Por isso a obra quase não é percebida por quem passa na região.
De acordo com a SCGás, em Santa Catarina já foram instalados mais de 1.400 quilômetros de tubulação para distribuição de gás. Isso inclui em todas as regiões, incluindo a distribuição até em diversas cidades e, também, dentro das cidades. Uma das prioridades da companhia, agora, é ampliar a oferta de gás natural para residências. Por isso, a metodologia do furo diferencial ajuda.
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