Concessionária de gás natural em Santa Catarina, a SCGás informa que a partir de janeiro do ano que vem o preço do insumo terá redução. As razões são as variações dos preços de mercado e câmbio no segundo semestre deste ano, que caíram frente ao semestre anterior, e o tipo de contrato de aquisição do gás, que prevê menor percentual do valor do petróleo tipo Brent.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

-Temos certeza de que, a partir de janeiro (de 2023), o preço será decrescente, e isso já está contratado – afirma em nota o presidente da SCGás, Willian Lehmkhul.

Segundo ele, os contratos de aquisição de gás natural pela companhia seguem regramento que considera as variações de cotação do petróleo tipo Brent e do câmbio. Para o ano de 2022, o custo de aquisição de um dos contratos é fixado a 17% do Brent. Em janeiro de 2023, cai para 14% e terá uma redução ainda maior para 2024, cujo percentual será de 11% do Brent.

Apesar dessas reduções previstas, a companhia não fez projeção sobre percentual de redução das tarifas. SC já teve as tarifas de gás natural mais baixas do país, mas com os últimos reajustes e impactos também dos períodos em que foram feitos os contratos, os valores ficaram entre os mais caros do país. Em SC, o gás natural é usado pela indústria, consumidores comerciais, residenciais e por veículos (GNV). 

Continua depois da publicidade

A empresa informa também que terá ampliação de 77% na oferta de gás natural para a região Sul do Estado a partir de janeiro de 2024. Isso porque conseguiu contratar capacidade firme por meio da chamada pública 03/2021 da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG). A ampliação da Estação de Compressão de Biguaçu, em Santa Catarina vai permitir essa oferta maior.

Willian Lehmkhul observa que a companhia está desenvolvendo o maior programa de investimento da sua história, de R$ 665 milhões. Com isso, o Estado terá mais 664 quilômetros de rede de gasodutos até 2026. Com os investimentos deste ano, SC vai somar 1.445 quilômetros de rede de gasodutos.