Atento à crescente internacionalização da economia catarinense incentivada pela maioria das entidades empresariais, vinda de empresas estrangeiras ao Estado e à decisão do governo federal de abrir mais a economia brasileira ao exterior, o governador Carlos Moisés da Silva reabriu a Secretaria de Articulação Internacional que havia sido fechada em fevereiro do ano passado pelo então governador Eduardo Moreira. Para liderar a pasta, Moisés convidou um empresário de Joinville com atuação nos Estados Unidos, Derian Campos, que tem negócios nos setores automotivo e de startups.
Continua depois da publicidade
Um dos desafios colocados a ele foi ampliar as exportações de software e tecnologia em geral. Especialista em marketing pela Harvard School of Business, o empresário tem experiência no fomento e na abertura de negócios no exterior, além de relações comerciais com os EUA, países da Europa, China e México. Com essa escolha, o governador atende a maior cidade catarinense que estava sem presença no primeiro escalão do executivo estadual e também os que lamentaram a falta da pasta internacional.
Quando Moreira fechou a secretaria recebeu críticas porque ela estava fazendo um trabalho relevante, tendo à frente outro joinvilense, o advogado Carlos Adauto Virmond. O argumento foi corte de custos. O novo governo informou que o objetivo é diversificar as relações de Santa Catarina com mercados internacionais e também a lista de produtos vendidos lá fora.
Hoje, os destaques maiores são do agronegócio, com carnes e grãos, mas é forte a participação de industrializados como autopeças, máquinas e equipamentos. SC está em oitavo lugar entre os Estados mais exportadores do Brasil. De janeiro a novembro exportou US$ 8,16 bilhões e respondeu por 3,71% das vendas lá fora.
As importações alcançaram US$ 14,41 bilhões no período, somaram 8,57% do total do país e SC segue em terceiro lugar nesse ranking. Vale observar que nesses dados não estão as exportações de software e serviços, que são contabilizadas separadamente.
Continua depois da publicidade