Santa Catarina é destaque no ranking Valor Inovação com sete empresas entre as 150 mais inovadoras do Brasil. A WEG segue no Top 10 da publicação desde o início, há oito anos. Desta vez, a companhia de Jaraguá do Sul ficou em 4º lugar geral, após obter a segunda colocação em 2021.

Continua depois da publicidade

A BRF em 35º lugar, Ciser (55º), Duas Rodas ((76º), Nidec Global Apliance (88º), Intelbras (98º) e Tupy (131º) são as demais companhias catarinenses que integram o seleto ranking. Elaborado em parceria com a consultoria Strategy&, do grupo PwC, a pesquisa considera dados numéricos, práticas sistemáticas e avanços no mercado em função de inovações, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, patentes registradas e outros.

Receba notícias do DC via Telegram

Segundo a publicação, um dos pontos altos da WEG nesse último ano foram as pesquisas para usar tecnologia 5G em processos de automação em fábrica em SC. Uma das empresas queridinhas da bolsa brasileira, a B3, por apresentar resultados consistentes em seu balanço, a WEG seguiu no Top 10 desse ranking, apesar das ações dela terem recuado na bolsa nos últimos 12 meses. Isso mostra que inovação é um processo de longo prazo e não está ligada às variações do mercado financeiro.

A Duas Rodas, de Jaraguá do Sul, é outra empresa de SC a mostrar que os critérios avaliados são de longo prazo. A companhia produtora de ingredientes para alimentos está nesse ranking do Valor há sete anos consecutivos. Neste ano, integra o Top 5 das empresas de alimentos. O presidente da multinacional, Leonardo Fausto Zipf, diz que a inovação é o principal driver de competitividade e expansão dos negócios.

Continua depois da publicidade

A Ciser, do Grupo H. Carlos Schneider, produtora de fixadores, no Top 5 das inovadoras para construção. Além do uso de nanotecnologia em produtos, criou o Hub #Colmeia, espaço colaborativo para se conectar com startups, informa o head em inovação Aluísio Goulart.