Levantamento do IBGE sobre a participação dos Microempreendedores Individuais (MEIs) na economia brasileira em 2022 apurou que Santa Catarina tem 653,4 mil pequenos negócios com esse perfil, o que representa 4,5% do total do país. O estado registrou um crescimento de 15,4% em relação ao ano anterior, o que significa 87,2 mil a mais no ano considerado. A estatística, divulgada nesta quarta-feira, também mostra que SC tem o sétimo maior número de MEIs do país e a maior participação nacional de negócios industriais, 13,8%. Nos serviços, eles responderam por 50,3% do total.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O levantamento apurou também que em 2022, os MEIs representavam 56,3% das empresas constituídas no estado, de um total de 1,2 milhão de negócios. No Brasil, essa proporção é maior, de 60,9% do total de empresas.
Quanto a participação dos MEIs no trabalho formal, eles chegaram a 16,7% do total no estado num grupo de 3,9 milhões de pessoas ocupadas no estado. Também é uma média menor que a nacional, que ficou em 18,8%, apurou o IBGE.
Tanto esse dado, quanto o fato de SC estar na sétima posição na lista dos estados com mais CNPJs de microempreendedores e de ter menos presença no total de empresas reflete o perfil da economia de SC que é a mais empregadora do Brasil e uma das mais dinâmicas. Assim, mais pessoas podem trabalhar como empregadas ao invés de ter que abrir seu negócio.
Continua depois da publicidade
Setor importante da indústria catarinense, o da construção civil contava com 85 mil MEIs em 2022, o que representava 13% do total desses negócios no Estado. O comércio, mais reparação de veículos e motocicletas somava 22,4%, o menor do país para esse segmento enquanto a média nacional estava em 28,2%. Chamou a atenção o baixo número de CNPJs de MEIs no agro de SC, somente 04%, o equivalente a 2,9 mil. É a atividade econômica com menos negócios individuais.
Os estados com maior número absoluto de microempreendedores individuais são São Paulo,27,4% do total e 4 milhões de pessoas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 11,3% do total e 1,6 milhão e Minas Gerais, com 11,0% do total.
Leia também
SC tem a capital no topo e mais 11 cidades entre as 100 mais competitivas do Brasil
SC acumula oito “medalhas” como segundo estado mais competitivo do Brasil
Startup lança simulador com IA que reduz prazo para financiar imóvel
Urbanista defende integração nas cidades em evento do Floripa Sustentável
SC prepara engenheiros para fiscalizar programa bilionário em rodovias
Panamá abre mercado para carnes de aves e de suínos do Brasil