As compras pela internet estão agradando cada vez mais consumidores e lojistas catarinenses. O comércio eletrônico registrou crescimento de 43% em Santa Catarina para o Natal frente ao mesmo período do ano passado, considerando de 15 de novembro a 24 de dezembro. Os dados são da Ebit/Nielsen, empresa de pesquisas do segmento, e incluem a Black Friday, que foi dia 23 de novembro (dia 24 de novembro em 2017).
Este ano, o número de pedidos em SC alcançou 973 mil, 17% mais; e o ticket médio subiu 23%, chegando a R$ 649. Os itens mais comprados foram foram eletrodomésticos (30%), casa e decoração (17%), perfumaria, cosméticos e saúde (15%), esporte e lazer (8%) e celulares 5%. O resultado ficou bem superior ao do Brasil, que cresceu 13,5% segundo a mesma pesquisa.
Leia também: Cálculo da aposentadoria muda a partir de segunda-feira
Na Região Sul, os números não foram equilibrados. No Rio Grande do Sul teve queda de 11% frente a 2017 e no Paraná subiu 39%, bem perto do resultado catarinense. Mas em SC o ticket médio foi o maior, centrado em produtos de maior valor, os eletrodomésticos.
No mundo, o comércio eletrônico também avança de forma acelerada. Estimativas apontam que neste ano teve crescimento médio global de 14%.
Retrospectiva 2018: veja fatos que marcaram a economia
SC cria mais de 64 mil vagas de emprego em 2018
Continua depois da publicidade