O movimento de aeronaves nos aeroportos de Santa Catarina foi intenso no primeiro trimestre do ano impulsionado pelo turismo, o que resultou em salto no número de visitantes estrangeiros. O Estado registrou a entrada de 316.849 passageiros vindos de voos internacionais no período, alta de 84,8% frente ao mesmo trimestre do ano anterior.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
No mesmo período, o transporte de carga vindo do exterior cresceu 20,8% frente aos mesmos meses de 2023. Esses dados foram apurados pela Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Com isso, o Estado ficou em terceiro lugar entre os que mais receberam estrangeiros no período, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, posição comemorada pelo secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.
– Os números já refletem o crescimento na oferta de voos que tivemos na temporada de verão e com as novas linhas de cargueiros. Para o restante do ano já temos confirmada a estreia dos voos de passageiros para o Panamá e outros na América do Sul, o que nos dá uma perspectiva de um crescimento ainda maior – destaca Beto Martins.
Continua depois da publicidade

No caso de passageiros, SC liderou o movimento internacional na Região Sul, resultado da qualidade e diversidade dos serviços turísticos oferecidos. O Rio Grande do Sul recebeu 95 mil visitantes e o Paraná, 44 mil, no primeiro trimestre.
Em SC, o aeroporto com maior movimento de estrangeiros foi o internacional de Florianópolis, que recebeu 309,4 mil passageiros. O Aeroporto Internacional de Navegantes recebeu 7,3 mil estrangeiros.
No caso do transporte de cargas, no primeiro trimestre SC recebeu por via aérea internacional 1,1 mil toneladas. Com a inclusão de mais duas frequências semanais vindas da Europa, a expectativa é de maior movimento no terminal de Florianópolis, onde já operam quatro rotas cargueiras com Miami, Estados Unidos.
A secretaria apurou que o movimento de cargas aéreas domésticas também cresceu no Estado no período de janeiro a março. Somou 3 mil toneladas, 6,4% mais que no mesmo trimestre de 2023.
Continua depois da publicidade
Nesse caso, a distribuição entre aeroportos foi mais equilibrada porque essas cargas vão nos aviões de passageiros. O terminal de Navegantes liderou com 1,3 mil toneladas, seguido por Florianópolis 1,2 mil toneladas, Joinville 277,4 toneladas, Chapecó 198,8 toneladas, Jaguaruna 39,3 toneladas e Correia Pinto, 1,5 toneladas.
A surpresa negativa foi o recuo de 1,6% no número de passageiros de voos domésticos no trimestre frente aos mesmos meses do ano anterior. Os seis aeroportos de SC tiveram público usuário de 1,6 milhão de passageiros.
O terminal de Florianópolis liderou com 841,6 mil passageiros, seguido por Navegantes 544,8 mil, Chapecó 142,1 mil, Joinville 115,2 mil, Jaguaruna com 29,5 mil e Correia Pinto 5,2 mil. Entre os entraves dos voos domésticos estão as passagens muito caras e a baixa oferta de voos.
Leia também
Governo de SC amplia uso de internet de empresa de Elon Musk
Como o empoderamento feminino está mudando mercados
Entidades de SC criticam reoneração da folha via STF e alertam sobre risco a empregos
Santa Catarina terá primeira térmica a gás natural atendida pela SCGás
Governanças múltiplas é tema de seminário do IBGC em Florianópolis