Para ter técnicos preparados para acompanhar e avaliar a qualidade de obras em rodovias, onde está investindo R$ 2,4 bilhões no programa Estrada Boa, o governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, e em parceira com a Fundação Escola de Governo (ENA) iniciou o curso Certificação de Engenheiros do Setor Público. São 150 alunos, engenheiros de todo o Estado, que participam do curso e tiveram a aula inaugural na noite deste domingo, na sede da Federação das Indústrias de SC (Fiesc).

Continua depois da publicidade

 Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A aula de abertura o governador Jorginho Mello (PL) e o secretário adjunto de Infraestrutura e Mobilidade de SC, Ricardo Grando. Para o governador, é importante ter técnicos preparados para fiscalizar a qualidade e o cumprimento de prazos.

– Nossa preocupação é capacitar, treinar, prestigiar, motivar os nossos engenheiros, um quadro técnico que tem gente competente, gente preparada. A gente precisa da ajuda deles, da inteligência lá na ponta com eles fiscalizando, vendo se a empresa está fazendo direito. É com essa ajuda, com esse trabalho profissional qualificado que a gente vai acertar mais, vai melhorar a qualidade do serviço que está sendo prestado – afirmou o governador.

Entre as principais disciplinas do curso estão: Gestão em obras e serviços públicos; Patologia em obras públicas; Fiscalização de obras e serviços públicos; Ética e legislação profissional; Licitações, Contratos e convênios.

Continua depois da publicidade

Para o presidente da Câmara de Transportes e Logística da Fiesc, Egídio Martorano, é importante uma eficiente fiscalização.

– Uma boa fiscalização das obras é fundamental – garante o cumprimento do contrato e a qualidade dos serviços / temos previsto no programa Estrada Boa do governo 2,4 bilhões em investimento nas rodovias estaduais, isto requer uma eficiente fiscalização. Entendemos ser muito conveniente – avaliou Martorano.

O secretário adjunto Ricardo Grando destacou que os engenheiros estão atuando nas diversas regiões do Estado onde estão sendo feitas obras. Com esse curso, sairão certificados nos temas das disciplinas propostas, muitas das quais não se aprende na universidade.

A fiscalização para zelar pela qualidade das obras é fundamental e uma reivindicação antiga do setor produtivo catarinense. Isto porque se as obras são bem-feitas, duram anos mais e isso requer menos investimentos. Assim, dá para investir em outras obras e manter fluxo de trânsito menor.

Continua depois da publicidade

Quanto a redução do número de acidentes, isso depende do procedimento de motoristas principalmente, muito mais do que da qualidade das vias. É isso que mostra o cenário da Europa, onde as estradas são de excelente qualidade.

Leia também

Panamá abre mercado para carnes de aves e de suínos do Brasil

Programa TexBrasil que apoia exportação de moda está com inscrições abertas

Celesc recebe sugestões de IA e mostra corredor elétrico no Startup Summit

Empresa de bebidas cresce 60% em Santa Catarina no primeiro semestre

Empresa de SC lança os cafés especiais “Gerações” inspirados na história

Simulador de impostos da reforma tributária é lançado no Startup Summit