O governo de Santa Catarina busca financiamento para o programa SC Mais Mobilidade junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O primeiro contato sobre esse novo projeto aconteceu nesta sexta-feira, com visita de comitiva da AFD à Secretaria de Estado de Infraestrutura. Por enquanto, não foi definido valor a ser solicitado, mas a informação é de que se trata de projeto integrado amplo para resolver gargalos em rodovias estaduais de diversas regiões.

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

A reunião coordenada pelo secretário adjunto de Infraestrutura e Mobilidade, Alexandre Martins, teve também representantes da Secretaria de Estado da Fazenda, da SCPar e da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metroplitana de Florianópolis (Suderf). Com recursos possivelmente dessa agência do governo francês, SC pretende fazer recuperações, facilitar conexões e integrar mais regiões do Estado com rodovias.

Essa não é a primeira vez que o governo de Santa Catarina solicita financiamento de longo prazo para a AFD, que requer muitas negociações. A partir de 2012, a Casan conseguiu financiamento de 100 milhões de euros, o equivalente hoje a R$ 632 milhões. Os recursos foram para saneamento a 16 cidades de médio porte no Estado. O BRDE também conseguiu com essa agência, no ano passado, R$ 425 milhões para projetos voltados à preservação do meio ambiente e proteção ao clima.

Leia também

Continua depois da publicidade

O que tem para Joinville e região em plano de mobilidade de SC