Levantamento de concessionárias de automóveis mostra que Santa Catarina ficou em segundo lugar na venda carros de luxo em agosto no país, totalizando o emplacamento de 392 unidades. Esse ranking tem São Paulo à frente, com 1.651 unidades vendidas, seguido por SC (392), Paraná (297), Minas Gerais (273) e Rio Grande do Sul (245).
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Um modelo com vendas crescentes é o Volvo EX30, lançado em maio deste ano (2024) no país, que somou 22 unidades emplacadas no mês em Santa Catarina, informou o Grupo Dimas, que representa a marca no estado. Foi o segundo modelo mais vendido da Volvo, atrás do XC60, que vendeu 36 unidades no mesmo período.
Considerando as marcas de automóveis premium, a liderança em SC seguiu com a BMW, que vendeu em agosto 102 unidades. Em segundo lugar ficou a Volvo com 75 unidades, seguida pela Porsche com 72, a Audi com 50 e a Mercedes-Benz com 37 unidades vendidas.
Veículos de luxo que foram destaques em SC em agosto
Continua depois da publicidade
No Brasil, em agosto, a BMW liderou vendas com 1.140 unidades, seguida pela Volvo com 846 unidades, Porsche 598, Audi 494 e Mercedes-Benz 475.
Santa Catarina se destaca no mercado de carros de luxo por diferenciais da sua economia. O Estado é um dos mais ricos do Brasil (sexto maior Produto Interno Bruto do país), conta com um expressivo número de empresários e profissionais liberais bem-sucedidos e tem, também, uma população que gosta de automóveis com novas tecnologias. Nessa atenção maior para tecnologias, cada vez mais catarinenses buscam veículos híbridos ou elétricos. Por isso o estado tem se mantido entre os dois ou três maiores mercados de carros de luxo no país.
Elétrico e mais reciclável
O Volvo EX30 100% elétrico se diferencia por ser o veículo fabricado no mundo com o maior percentual de matérias-primas recicladas, informou a empresa. A produção é feita com 25% de alumínio reciclado e 17% do aço e plásticos também vêm de matérias-primas recicladas. No interior do carro, também foram usadas matérias-primas recicladas em bancos, painéis e portas.
Leia também
SC soma R$ 13,4 bilhões de investimentos com incentivos na atual gestão
Empresas do ecossistema de TI fazem encontro paralelo ao Construsummit
Primeiro voo Portugal-SC traz 200 passageiros e é recebido com jatos de água
Florianópolis é reconhecida por lei como Capital Nacional das Startups