Um dos reconhecimentos mais valorizados do setor econômico brasileiro, o Prêmio Nacional de Inovação (PNI) chega a oitava edição este ano. Santa Catarina fez 369 inscrições, ficando em segundo lugar no Brasil, atrás apenas de São Paulo, que registrou 600 inscrições. O Paraná ficou em terceiro lugar com 247 inscrições, seguido por Pernambuco com 224 e Minas Gerais com 219.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O PIN é realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A partir de rigoroso processo, reconhece cases inovadores do país. Pelo regulamento, podem participar empresas do setor industrial, pequenos negócios de todos os setores, ecossistemas de inovação e pesquisadores que apoiam empresas em inovação.

Durante as sete edições do prêmio já realizadas, 12 empresas e ecossistemas de inovação catarinenses foram premiados. Na última edição do prêmio, de 2022, quatro empresas de SC conquistaram o topo do pódio em diferentes categorias: Aquarela Inovação Tecnológica, Nanovetores, Nugali Chocolates e WEG.

-O Prêmio Nacional de Inovação reconhece e incentiva os esforços das instituições brasileiras a contribuírem, cada vez mais, com novas ideias e boas práticas em inovação que viabilizem os cuidados com o meio ambiente e com o desenvolvimento econômico, social e tecnológico em todo o mundo – explica a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio.

Continua depois da publicidade

Os vencedores do prêmio, este ano, serão anunciados em solenidade no dia 26 de setembro, em São Paulo. Serão contemplados com uma imersão em ecossistema de inovação organizada pela CNI e uma bolsa em curso de educação-executiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Leia também

Custo de transporte cresce 75% para indústria de SC, aponta estudo

CNI defende Pronampe e PEAC permanentes para desenvolver pequenas empresas

Hospital faz primeira cirurgia torácica em SC e a 4ª no Brasil com robô Versius

Hoje, 60% dos brasileiros sonham em ter negócio e o Sebrae oferece capacitação

Arrecadação de SC soma R$ 3,9 bilhões em abril e tem crescimento real de 1,2%