O empreendedorismo segue em ritmo acelerado em Santa Catarina. No período de janeiro a setembro deste ano foram abertas no estado 188.591 micro e pequenas empresas (MPEs), 10,1% a mais do que nos mesmos meses de 2023, quando foram criados 171.360 novos pequenos negócios. SC ficou atrás apenas de São Paulo e Sergipe, conforme apurou o Sebrae Nacional junto à Receita Federal.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Na opinião do presidente do Sebrae, Décio Lima, Santa Catarina continua como uma potência econômica do Brasil, beneficiada, principalmente, pela política econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

– Ações como melhoria do acesso a crédito, elevação da competitividade e ampliação da presença das MPE no mercado externo têm estimulado os brasileiros a abrirem novas empresas ou retirar seus negócios da informalidade – destacou Décio Lima.

Somente no mês de setembro, foram abertas no Brasil 249,5 mil novos pequenos negócios. Pela apuração do Sebrae, eles representaram 96% de todos os CNPJs registrados nesse período, um acréscimo de 17% frente ao total de MPEs abertas no mesmo mês do ano passado.

Continua depois da publicidade

O levantamento do Sebrae inclui também o total de empresas abertas no período de janeiro a setembro deste ano, quando foram criados 3,3 milhões de novos negócios. Desse total, 3,2 milhões eram microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas, também 96% do total.

Uma das mudanças no mercado, é que a lei do microempreendedor individual (MEI) que entrou em vigor em primeiro de julho de 2009, facilitou a abertura do negócio próprio. Tem quem empreende por desejo de ter a própria empresa, quem abre por necessidade e também quem decide formalizar a atividade que já desenvolve.

Leia também:

Projeto de via paralela à BR-101 anima Santa Catarina, mas não pode demorar

Shopping center mais visitado de Santa Catarina completa mais um ano se reinventando

Tecnova SC seleciona as startups que serão apoiadas com programa de R$ 30 milhões

Instituto Senai de SC integra projeto inédito para energia eólica em alto mar

Brasileiro prefere produtos feitos no país a importados por plataformas, mostra pesquisa

Projetos para fazer tecido com fio de bananeira e para gestão de inovação são premiados