Fórum Catarinense de Indicações Geográficas (IGs) é uma nova instituição que está sendo lançada nesta terça-feira para impulsionar o fortalecimento de produtos do estado que têm o selo IG e, também, colaborar para incluir mais produtos nesse reconhecimento. Produtos IG são diferenciais exclusivos para os mercados do Brasil e exterior e, se projetados, geram mais emprego e renda.  

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A iniciativa é do Sebrae-SC, Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuário, Secretaria Executiva de Aquicultura e Pesca e da Federação das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro). O evento de lançamento será nesta terça-feira (10), às 19h, no Sebrae, em Florianópolis.

Para o diretor técnico do Sebrae-SC, Fábio Búrigo Zanuzzi, o novo fórum vai colaborar na consolidação dessas iniciativas como vetores de desenvolvimento sustentável e valorização da cultura estadual.

Santa Catarina já conquistou no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) selos de Indicação Geográfica para a Maçã Fuji da Região de São Joaquim, Mel de Melato da Bracatinga, Vinhos de Altitude de SC, Vales da Uva Goethe, Banana da Região de Corupá, Linguiça Blumenau, Cachaça de Luiz Alves, Queijo dos Campos de Cima da Serra e Erva Mate do Planalto Norte.

Continua depois da publicidade

Outros projetos para obter esse reconhecimento estão em andamento. Entre eles estão os das Ostras de Floripa, Milhos Crioulos de Anchieta, Aipim de Turfa de Itajaí, Camarão de Laguna, Alho roxo do Planalto de SC, Queijo Diamante e Móveis de São Bento do Sul.

Leia também

Carne de búfalo começa a ser vendida com identificação e será tema de festa em SC

“A gente quer reunir o Brasil em Florianópolis”, diz presidente sobre os 110 anos da Acif

Entidades avaliam impacto do acordo Mercosul-UE para economia de Santa Catarina

Acordo Mercosul e UE: veja os produtos mais exportados e importados por SC

Em lançamento de livro, Ocesc traça cenário positivo ao cooperativismo de SC