Cinco primeiros lugares: o ecossistema de inovação de Florianópolis; a empresa NanoScoping com três troféus; e a Holding Christal com um. Com essas conquistas, Santa Catarina brilhou na noite de entrega do Prêmio Nacional de Inovação 2023, considerado o “Oscar da Inovação” do Brasil. Ficou em segundo lugar no Brasil, atrás apenas de São Paulo, que conquistou oito primeiros lugares. Dos 22 troféus, SC leva para casa 22,7%.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O evento foi realizado nesta terça-feira (26), no centro de eventos Expo, em São Paulo. A realização do prêmio é da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae Nacional.

O Prêmio Nacional de Inovação para Florianópolis na categoria Ecossistema de Inovação – Grande Porte é um reconhecimento do modelo de colaboração na área de tecnologia, com destaque para startups. O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, representou a cidade na homenagem.  

– É uma honra muito grande ganhar esse prêmio, ter concorrido com Curitiba e Porto Alegre. São grandes ecossistemas de inovação, tradicionais – disse o prefeito.   

Continua depois da publicidade

Segundo ele, Florianópolis foi beneficiada primeiro pela sua tradição, segundo, por ter escolhido desenvolver um modelo de inovação com a integração entre universidade, entidades da sociedade civil, empreendedores e governos, seja ele estadual ou municipal. É uma integração forte que vem desde a década de 1980, que começou com o professor Caspar Stemmer e de lá para cá o movimento só cresceu.

Quem também brilhou na premiação foi a empresa NanoScoping, de Florianópolis, ao levar três troféus para casa. A abertura da premiação foi com a catarinense, que venceu na categoria Inovação de Produto – Pequenos Negócios.

A NanoScoping ganhou também como Destaque em Saúde e Segurança do Trabalho e na nova categoria Pesquisador Inovador – Pequenos Negócios. A vencedora foi a pesquisadora da empresa Letícia Mazzarino. Ela coordenou um projeto de nanocápsulas biodegradáveis para defensivos agrícolas naturais, que levou ao lançamento de uma nova linha de nanoinsumos agrícolas, resultando em patente avançada de tecnologia e também publicações científicas de alto impacto.

A empresária Beatriz Veleirinho, cofundadora e CEO da NanoScoping atribuiu o êxito à equipe e à formação oferecida por universidades. A empresa é especializada em nanoencapsulação de ativos para os setores de  veterinária, cosméticos, nutricional e agrícola.

Continua depois da publicidade

A holding Christal, de Timbó, venceu na categoria Inovação para Sustentabilidade – Médio Porte. Com história de 50 anos, ela reúne cinco marcas, a Rudolph, Rufix, rup!, Usitim e Movai, e tem atuação como provedora do mercado automotivo, entre outros segmentos. O grupo tem três fábricas, duas em SC e uma na Europa.

Veja fotos da premiação em São Paulo

-Este é um marco para que continuemos nossa jornada com não menos ousadia do que a que nos trouxe até aqui e muito focados, neste momento, na construção de pontes para a neoindustrialização brasileira, fator fundamental no desenvolvimento do país. Perseguimos a inovação e o desenvolvimento tecnológico como habilitadores de uma sociedade global próspera, sustentável e inclusiva – afirmou o CEO da empresa, Alex Marson, quando recebeu o prêmio.

Entre as lideranças de SC que acompanharam a entrega do PNI 2023 em São Paulo estavam também o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima; que discursou na abertura, o secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do município, Juliano Richter Pires, o diretor de Inovação da Fiesc, José Eduardo Fiates, o Superintendente de Negócios, Tecnologia e Inovação da Fundação Certi, Laercio Aniceto Silva, e o professor da UFSC e diretor da TXM Methods, Luiz Salomão Ribas Gomes.

Continua depois da publicidade

A entrega da premiação foi precedida de discursos de autoridades do setor, no país. O diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi, destacou que a inovação se tornou um propósito e um valor que permeia boa parte dos negócios, além de representar um compromisso com a criação de um futuro melhor.

– O trabalho dos finalistas mostra que devemos traçar o caminho para o futuro com investimentos que fomentem a pesquisa, a ciência e a inovação. Só assim poderemos acompanhar e dar respostas adequadas às mudanças tecnológicas que estão transformando os modelos de produção e de consumo em todo o mundo – disse ele.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, falou sobre a importância das conexões para o desenvolvimento de inovação e da tecnologia. “Quanto mais abelha, mais mel”, disse ele, mostrando exemplo da natureza para reforçar o trabalho em conjunto.

– Não estamos aqui só premiando. Estamos construindo aquilo que não tem mais volta, que é o mundo da inovação e da inteligência artificial. Nós sabemos que esse processo revolucionário em curso, que a humanidade, a economia e o sistema global vivem é um processo histórico, marcante, que modifica a economia do mundo e do nosso país – afirmou Décio Lima.

Continua depois da publicidade

Veja todos vencedores por categoria

As premiações foram nas categorias de Inovação em Produto, Processo, Sustentabilidade e Gestão da Inovação. Das empresas de grande porte, as vencedoras foram a Enel (SP), Suzano Papel e Celulose (BA), Natura (SP) e Embraer (SP).

No grupo de médias empresas, venceram a Televale (MG), Paranoá (SP), Christal (SC) e Akaer (SP). Na premiação às pequenas empresas, as vencedoras foram a Nanoscoping (SC), Deep (SP), Solos (BA) e Brintell (DF).

Na inovação em Saúde e Segurança no Trabalho (SST), as vencedoras foram a NanoScoping (SC), BMD Têxtil (BA) e IBM Brasil (SP).

Uma novidade desta edição foi o reconhecimento dos ecossistemas de inovação nas modalidades de pequeno porte, médio porte e grande porte. Os vencedores foram, Pro-Move Lajeado (RS), Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação Itajubá (MG) e o Ecossistema de Inovação de Florianópolis (SC).

Continua depois da publicidade

Também teve prêmio para empresas de diferentes portes na categoria Pesquisador Inovador. Os vencedores foram Letícia Mazzarino, da empresa Nanoscoping (SC); Pascoal Pagliuso, da empresa Akaer (SP); e Gustavo Tonoli, da empresa Klabin (MG). 

Concedido para empresas considerando uma série de critérios, o Prêmio Nacional de Inovação é realizado pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Tem financiamento da Finep, parceria do Sesi, Senai e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Para as categorias Média e Grande empresa, é voltado para a indústria. Na categoria Pequena Empresa, podem participar, além de indústrias, empresas de comércio, serviço e agronegócio.

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Leia também:

Jorginho e Alckmin farão palestras em fórum da Fiesc sobre neoindustrialização

Santa Catarina lança marca para potencializar turismo do Estado

Presidente da Fiesc vai liderar missão aos EUA e acompanhar Jorginho aos Emirados Árabes

Santa Catarina participa em feira de negócios no Paraguai

Federações de SC alertam que decisão sobre marco temporal eleva insegurança jurídica