Santa Catarina ocupa o segundo lugar geral do Ranking de Competitividade dos Estados 2024. Esta é a oitava vez consecutiva que conquista essa posição no levantamento anual realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria. SC ficou em primeiro lugar em três pilares importantes: Capital Humano, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.

Continua depois da publicidade

 Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Além disso, o estado ficou em terceiro lugar nos pilares de Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura e Inovação. Também ajudou o fato de estar entre os 10 primeiros lugares em todos os pilares do estudo. Contudo, há sinais de alerta para o Estado: teve queda em Sustentabilidade Ambiental (-5), Potencial de Mercado (-6) e Educação (-4).

O Ranking de Competitividade dos Estados 2024 seguiu com São Paulo no topo e Santa Catarina em segundo lugar. Na sequência, entre os 10 primeiros, ficaram o Paraná (3º), Distrito Federal (4º), Rio Grande do Sul (5º), Minas Gerais (6º), Goiás (7º), Mato Grosso (8º), Mato Grosso do Sul (9º) e Espírito Santo (10º). (Veja o ranking completo em foto no final desta matéria).

A análise, pela terceira vez consecutiva, foi feita a partir de 99 indicadores e para todos os estados da federação. Esses indicadores integraram os 10 pilares que integram o ranking: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

Continua depois da publicidade

Ranking ESG e ODS

Um destaque do levantamento é a continuidade dos rankings de ESG e ODS. Santa Catarina ficou em terceiro lugar no ranking ESG, atrás de São Paulo e do Paraná. Em ODS, ficou em segundo lugar, atrás de São Paulo.

Segundo o CLP, o Ranking de Sustentabilidade dos Estados é uma adaptação do Ranking de Competitividade a partir dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável e suas 169 metas (ONU, 2015) e, também, dos critérios ESG (environmental, social and governance) definidos pela União Europeia.

– A cultura de tomada de decisão a partir de evidências pode tornar o setor público brasileiro muito mais eficiente. O ranking é uma ferramenta primordial quando falamos de efetividade de políticas públicas formuladas a partir de diagnóstico, indicadores consolidados e análise de desempenho. É uma iniciativa que leva o setor público a tomar, cada vez mais, as decisões com base em informações e, cada vez menos, em opiniões – ressalta o diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros.

Pilares de destaque

Santa Catarina está no topo no pilar de Capital Humano, que inclui inserção econômica e formalidade no mercado de trabalho. Também está em primeiro lugar em Segurança Pública, que inclui segurança patrimonial e segurança pessoal; e em Sustentabilidade Social, que inclui indicadores de menor desigualdade de renda e menor percentual de famílias abaixo da linha da pobreza.  

Continua depois da publicidade

Para Santa Catarina, é difícil ultrapassar São Paulo e, também, é preciso ficar atenta para não perder posição frente a outros estados que estão conseguindo melhores pontuações. São considerados 99 indicadores para 10 pilares.

Carla Marinho, Relações Governamentais e Competitividade do CLP, observa que o ranking de competitividade é variável porque depende do desempenho dos demais estados. Então, um estado pode manter a sua pontuação, mas se outro subir, ultrapassa. Ela chama a atenção para a perda de pontuação de SC no pilar ambiental.

– Santa Catarina há tinha perdido uma colocação no pilar Ambiental em 2023 e agora, perdeu mais cinco colocações. Então, em dois anos, perdeu cinco – observou Carla Marinho.

As causas principais foram queda na coleta seletiva de lixo, na reciclagem de lixo e perda de água potável. Veja a íntegra do ranking.

Continua depois da publicidade

Ranking Competitividade dos Estados 2024 (CLP)

Leia também

Urbanista defende integração nas cidades em evento do Floripa Sustentável

SC prepara engenheiros para fiscalizar programa bilionário em rodovias

Panamá abre mercado para carnes de aves e de suínos do Brasil

Programa TexBrasil que apoia exportação de moda está com inscrições abertas