Com os cuidados exigidos pela pandemia, o turismo, que é uma das atividades que mais movimentam a economia, está retomando com foco em visitação local e regional, com deslocamento terrestre. A Santur, empresa de promoção turística do governo de Santa Catarina, vem desenvolvendo ações com esse objetivo. O próximo grande passo será o lançamento, ainda este mês, do programa “Viaje mais SC”, que inclui um portal com apresentação das empresas e venda de serviços das mesmas e, também, o lançamento do selo Viaje Mais SC, voltado à qualidade e segurança dos serviços.

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– Somos o estado mais seguro no que se refere à segurança pública. Queremos fazer com que seja o mais seguro também frente à Serra do Corvo Branco – afirma o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari.

Uma coincidência motiva o empresário a se dedicar ao máximo na busca de soluções ao setor: a posse dele foi dia 17 de março, justamente quando o governador Carlos Moisés (PSL) decretou o isolamento social. Entre as medidas já tomadas estão uma série de protocolos de prevenção à saúde no setor e liberações gradativas. Uma delas é a volta do cinema drive-in.

Turismo gera R$ 33 bilhões

Com receita de aproximadamente R$ 33 bilhões em 2019, o setor turístico de Santa Catarina responde por 12% da geração de riqueza do Estado. Antes da pandemia, contava com mais de 100 mil empresas e gerava 160 empregos diretos (dados de 2016). Essas informações são destaques no “Diagnóstico econômico e Plano de Retomada do Turismo Catarinense”, elaborado pela Santur e que será lançado em breve. 

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A publicação traz uma radiografia ampla do setor, que SC é um dos Estados com maior diversidade turística, observa Leandro Ferrari. Para ele, a principal aposta deve ser no turismo de eventos, que gera negócios estimados em R$ 15 bilhões por ano.

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