O crescimento no número de voos internacionais de Florianópolis terá impacto relevante no próximo verão. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), as companhias nacionais vão oferecer, de 15 de dezembro de 2024 a 28 de fevereiro do próximo ano 102,2 mil assentos, 95,5% a mais frente ao verão anterior. Para cidades brasileiras, haverá acréscimo de 11,4% no número de assentos.
Continua depois da publicidade
Essa expansão internacional destacada pela ABEAR também foi um dos temas tratados por missão de SC que participou de evento econômico no Chile, o SC Day, esta semana, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), com o governo catarinense.
De acordo com a associação, os voos no verão serão para as cidades de Montevidéu (Uruguai), Assunção (Paraguai), Santiago e Antofagasta (Chile) Buenos Aires, Córdoba e Rosário (Argentina). Segundo a associação, a oferta de assentos no Brasil para o próximo verão terá acréscimo de 12%. Ela vai somar 29,8 milhões de assentos domésticos e internacionais para o mesmo período, somando 184 mil voos no período.
Companhias aéreas
Na missão catarinense, um dos temas foi o crescimento do transporte aéreo internacional de passageiros entre SC e o Chile, com empresas áreas chilenas.
Continua depois da publicidade

– Quando três companhias aéreas anunciam que a partir de dezembro terão 46 voos semanais entre Santiago, no Chile, e Florianópolis, isso indica uma grande abertura de mercado entre os dois países, que está acontecendo por Santa Catarina – observou o senador Beto Martins, uma das lideranças presentes na missão.
De acordo com o parlamentar, no verão serão 19 voos semanais da SKY Airlines, 18 da Latam e nove da JetSmart. Hoje, desse movimento de passageiros, cerca de 75% são chilenos e 25% são brasileiros, observou ele. O plano é fazer campanhas e incentivar negócios para que isso fique mais equilibrado.