Sim, Santa Catarina é o estado do Brasil onde mais faz frio, onde há maior incidência de neve, incluindo a cidade do país que registra mais formação de neve, São Joaquim. Atento a isso, o governo catarinense lançou a Estação Inverno 2024 neste final de semana em que inova em campanha ao apresentar aos turistas o Estado como “O inverno do Brasil”.

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O evento foi nesta sexta-feira (21) à noite, em um dos endereços de turismo premium mais visitados da Serra Catarinense, a vinícola Villa Francioni, de São Joaquim. O governador Jorginho Mello (PL), os secretários de Estado de Turismo, Evandro Neiva, e de Comunicação, João Paulo Gomes Vieira, acompanhados de outros secretários, empresários do setor, prefeitos e lideranças, destacaram atrativos dessa estação em SC, investimentos e apresentaram a campanha voltada ao público catarinense e nacional.

– Hoje será um dia inesquecível para todos nós. O inverno começou ontem e o grande compromisso é comemorar cada estação com muita energia. A estação de verão foi um sucesso absoluto, todos vocês sabem. E agora nós queremos potencializar a Serra, como estamos fazendo. Investimento em energia, o que fizemos hoje em Lages, R$ 572 milhões de investimentos do governo e R$ 3 bilhões da iniciativa privada. E o decreto que eu fiz em Bom Jardim da Serra, sobre o mirante, sobre a criação de novos equipamentos de turismo, vai ser um diferencial para a Serra – afirmou o governador Jorginho Mello.

Governador Jorginho Mello (C) brinda com autoridades o lançamento da Estação Inverno 2024 na vinícola Villa Franccioni, em São Joaquim (Foto: Estela Benetti)

As atrações de turismo de inverno em Santa Catarina são diversas em todas as regiões com destaque para a serrana. Além do frio e da neve que acontece quase todos os anos na Serra, o Estado conta com equipamentos de turismo de aventura em natureza exuberante marcada pelas araucárias; mais de 30 vinícolas boutiques de altitude e parte delas abertas ao enoturismo; gastronomia regional com identificação geográfica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) como maçã, vinhos de altitude, queijo e mel; e rede de hospedagem preparada para a estação.

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Veja imagens de atrações turísticas no inverno de SC:

De acordo com o governador, a inauguração do Aeroporto Ismael Nunes, de São Joaquim, neste sábado, também marca uma nova fase para a Serra Catarinense. Homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) esta semana, o terminal é mais uma atração para receber principalmente jatos executivos de turistas para viver as atrações dessa região de SC.

– A gente está fazendo em todas as vinícolas os projetos de asfaltamento para dar condições de visitação por terra – disse o governador, ao destacar que uma obra já foi inaugurada e duas estão em andamento.

Além da atenção ao turista nacional, o governo catarinense e o trade turístico também trabalha para atrair mais turistas internacionais. O voo recém anunciado de Florianópolis para Lisboa, ligando SC com a Europa no transporte de passageiros, que vai estrear em setembro, já tem 10 mil reservas, revelou o governador.

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Também começa dia 25 deste mês o voo Florianópolis-Panamá, conectando SC com hub aéreo da América Central. Com a vinda de mais estrangeiros, desperta a necessidade de mais investimentos hoteleiros no Estado, incluindo resorts na Serra, onde há um projeto em andamento e outros previstos.

– Já estamos visitando agentes de viagem, colocando os produtos de inverno de Santa Catarina “na prateleira”, a mesma prateleira que está o verão – informou o secretário de Turismo, Evandro Neiva.

Segundo ele, a estratégia é fortalecer o turismo de inverno, a exemplo do que já acontece no verão em Santa Catarina, com impulso relevante na atividade econômica e arrecadação de impostos. Nos três primeiros meses do ano, a arrecadação de SC teve crescimento real da ordem de 12%, impactada positivamente pelo turismo.

– É a primeira vez que nós temos uma campanha vendendo o inverno de Santa Catarina, utilizando todas as riquezas da Serra. Foi focado um material bem com a cara da Serra, mostrando a gastronomia, as belezas naturais. A gente procurou seguir uma estratégia de comunicação considerando o fato de que 78% da pesquisa do turista para viagem começa no digital. E depois, 60% acabam comprando também por aí – explicou o secretário de Comunicação, João Paulo Gomes Vieira.

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Segundo ele, por isso, a secretaria ampliou a oferta de informações via digital para que o turista que pensa em vir para Santa Catarina saiba o que pode fazer numa viagem de dois dias, três dias ou mais. Que cidades pode visitar, que atrativos têm na região.

Anfitriã do evento, a empresária Daniela Freitas, presidente do conselho de administração da vinícola Villa Franccioni, falou sobre a importância do setor público, do governo do Estado estar junto, apoiando os empreendedores no setor vitivinícola e nos demais voltados ao turismo. Ela lembrou que quando a Villa Franccioni foi fundada, há 23 anos, teve o apoio de eventos promovidos pelo então governador Luiz Henrique da Silveira.

– Eu agradeço imensamente, governador, pela sua iniciativa, pela sua presença em fazer este evento que parece, aparentemente, simbólico, o lançamento da Estação Inverno. Mas está colocando a Serra Catarinense na mídia, mostrando para o mundo que ela existe – destacou a empresária.

A deputada federal Carmen Zanotto afirmou que essa iniciativa da Estação Inverno com ampla divulgação na mídia de SC e nacional é uma oportunidade para desenvolver mais a região serrana, que é uma das mais deprimidas economicamente no Estado. Segundo ela, com a série de investimentos públicos e privados em andamento e previstos, a economia regional vai crescer mais.

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– A Estação Inverno significa uma valorização da Serra Catarinense, do turismo, onde o governo do Estado é o nosso principal parceiro. Nossos municípios têm poucas condições de investimentos, então precisamos do Estado para que ele aporte os recursos necessários – destacou o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes.

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