Com o nome SC+Elétrica, o governo do Estado instituiu o Programa Catarinense de Estímulo à Mobilidade Elétrica por meio do decreto número 2.113. Vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc), o programa prevê ações para incentivar o uso de energia elétrica aplicada à mobilidade. Uma das pesquisas em andamento no Estado é de um kit para converter carro à combustão em elétrico.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Entre os objetivos do SC+Elétrica estão atrair investimentos, criar novas oportunidades para a economia do Estado no mercado global e reduzir emissões de C02, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de SC. O plano é incentivar pesquisa e a economia do Estado. O decreto foi assinado pelo governador Carlos Moisés e publicado no Diário Oficial do Estado dia 11 deste mês.
De acordo com essa nova lei, considera-se mobilidade elétrica a utilização de veículos movidos por motores alimentados por fontes exclusivamente elétricas, com zero emissões de C02. Isso requer ampliação da infraestrutura de recarga para abastecer veículos no Estado.
Um dos projetos de destaque em SC nessa área é a pesquisa do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e a Celesc. Executada pelo IFSC, a pesquisa visa, inicialmente, conversão de frotas públicas, mas, depois, a tecnologia será compartilhada com o setor privado.
Continua depois da publicidade
– Estamos no caminho de transformar SC em uma referência na mobilidade sustentável no Brasil. Este objetivo é compartilhado pelo governo do Estado e por inúmeras empresas do nosso Estado – afirma o professor Erwin Teichmann, que participa da pesquisa do IFSC e é um dos entusiastas da mobilidade elétrica.
Na tarde desta segunda-feira, às 14h, o programa do IFSC inaugura eletroposto no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Será a oportunidade do Tribunal participar da pesquisa utilizando um veículo elétrico monitorado. Em novembro de 2021, a Assembleia Legislativa passou a sediar um eletroposto, quando participou da pesquisa do IFSC e instituições parceiras.
A economia catarinense já conta com um cluster relevante de soluções para mobilidade elétrica. Uma das empresas mais avançadas é a WEG, que tem projetos em diversas frentes nessa mobilidade, incluindo caminhões, automóveis, barcos, ônibus e até avião, esse em parceria com a Embraer. Na lista das que oferecem soluções estão outras empresas como a Wecharge, Atlas Power e outras.