Um Estado singular, com quase todos os melhores indicadores do Brasil. Assim era Santa Catarina retratada em jornais gaúchos que eu lia na adolescência. Isso chamou minha atenção e pesou na decisão de migrar para trabalhar em Joinville como jornalista. Mais de três décadas depois, aquela pujança se multiplicou em um estado aberto a brasileiros e estrangeiros que fazem de SC o seu “país” com uma economia pujante, resiliente e aberta para o mundo.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Há 45 anos, a NSC – então RBS -, Rede Brasil Sul de Comunicação passou a fazer parte dessa dinâmica trajetória, sendo uma das protagonistas deste estado admirável. É que Santa Catarina também encantou o fundador da RBS, Maurício Sirotsky, motivando-o a investir aqui.

NSC celebra as histórias de quem faz Santa Catarina

Quando cito a palavra “protagonista” é porque tenho certeza de que o jornalismo de qualidade melhora a vida das pessoas, a economia, impulsiona o desenvolvimento econômico e social.

Continua depois da publicidade

As notícias de economia que publicamos, por exemplo, são transformadoras porque informam quem decide, inspiram, geram reflexões, conexões, novos negócios e isso resulta em desenvolvimento econômico e social. É assim que podemos ajudar SC a ser ainda melhor.

Cada vez mais, Santa Catarina chama a atenção pela diversidade econômica em cada setor. Começa na agricultura, passa pela pecuária, na indústria diversificada, brilha no comércio, serviços, nas exportações e importações e no turismo em todas as regiões, o ano todo.

SC brilha no comércio, serviços, exportações e importações e no turismo (Foto: Portonave, Divulgação)


Na minha opinião, Santa Catarina faz como ninguém faz uma economia resiliente, com muito talento, qualidade, inovação e muito trabalho dia e noite.

Como jornalista em SC, pude conhecer e divulgar centenas de exemplos de empreendedores que, com empenho, conhecimento e coragem, investem, fabricam e vendem produtos para o Brasil e o mundo. E muitos outros que  conquistam espaços nos demais setores.

Continua depois da publicidade

Mas o que mais me apaixona em Santa Catarina são as pessoas que moram aqui. Elas formam um time que “joga” junto, com trabalho e sensibilidade, aberto a receber mais ‘jogadores’, com olhar local, mas sem esquecer que é preciso uma visão mundial.

É um estado que tem um ‘coração’ gigante para receber, mas que pulsa no ritmo global. Estamos em um dos melhores locais do mundo. E a NSC segue como uma protagonista disso tudo.

Leia também

Estudo da CNI sobre infraestrutura mostra obras prioritárias de SC no PAC

Intelbras recebe a Finep para falar de projetos dentro da Nova Indústria Brasil

Setor cooperativo fatura R$ 85,9 bilhões em 2023 e chega a 4,2 milhões de associados em SC

UFSC ativa instituto de inovação no Sapiens Parque com investimento de R$ 19 milhões