Micro e pequenas empresas de salões de beleza e clínicas de estética reivindicam inclusão do setor no SC Mais Renda Empresarial, programa estadual de auxílio emergencial de crédito com juro zero para empresas afetadas pela pandemia. O deputado estadual Milton Hobus (PSD) recebeu essa solicitação e vai encaminhar ao governo do Estado.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Levantamento da Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB) mostrou que em função da pandemia 70% dos estabelecimentos ficaram endividados e mais da metade atrasou o pagamento de contas. A entidade estimou ainda que 375 mil CNPJs do setor no país fecharam as portas em função da queda da procura causada pela Covid-19.
A assessoria da Secretaria de Estado da Fazenda observa que o programa contempla todos os microempreendedores individuais (MEIs), independentemente de setor. Mas para micro e pequenas empresas, nem todos os CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) foram incluídos.
Para o deputado, o Estado precisa estender o programa a todos, principalmente ao setor de beleza, que foi muito atingido pela pandemia. Segundo ele, considerando somente os profissionais cabeleireiros, são mais de 25 mil em SC.
Continua depois da publicidade
Quando o programa foi sancionado, o governo informou que, posteriormente, outros CNAEs poderiam ser incluídos no caso de micro e pequenas empresas. Isso é lembrado pelo presidente da Ampe Metropolitana, Piter Santana.
O programa SC Mais Renda Empresarial é especial por ser juro zero e oferecer prazo de carência. Micro e pequenas empresas podem solicitar empréstimo de até R$ 100 mil. O pagamento pode ser em 36 vezes com um ano de carência. No caso de MEIs, eles podem ter acesso a até R$ 10 mil com juro zero, carência de seis meses e parcelamento do débito em 12 meses.
Leia mais:
Indústria de Santa Catarina lidera crescimento no país em 10 anos, mostra o IBGE
Governador de SC sanciona lei que institui o Prefis para impostos em atraso
SCGás lança marca social para investir em comunidades onde tem operações
Mel da Bracatinga do Sul do país conquista indicação geográfica pelo INPI