Iniciativa estadual com o objetivo estimular o empreendedorismo de estudantes universitários visando soluções ao mercado, o Prêmio Reuni Challenge SC revelou na noite deste domingo os vencedores da primeira edição, em evento promovido pelo Orion Parque, em Lages. O destaque foi a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que conquistou os dois primeiros lugares. O Reuni Game, evento paralelo, também revelou os três vencedores.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A Udesc Esag (Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas), de Florianópolis, obteve a primeira colocação com o projeto Silix Catarina, plataforma para fidelizar doadores de sangue por meio de conexão B2G e B2C. É um negócio dentro do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 03 da ONU, na área de saúde e bem-estar.
O segundo lugar foi conquistado pela Udesc – Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) Lages, com o projeto Cavtech Biogástech, que consiste em equipamento tecnológico para converter lixo orgânico residencial em energia elétrica, gás ou adubo orgânico. O projeto integra o ODS 11, de cidades e comunidades sustentáveis.
Em terceiro lugar ficou a Unesc Criciúma, com o projeto Psiu. Trata-se de solução para reduzir problemas psicológicos de colaboradores com o objetivo de cuidar de talentos e, assim, ajudar na expansão de negócios. A iniciativa integra o ODS 03, de saúde e bem-estar. O Reuni Game foi evento paralelo online. Os três primeiros colocados foram o IFC de Luzerna, IFEBE73 de Brusque e a Udesc Esag Florianópolis com o grupo Acadêmicos da Pandemia.
Continua depois da publicidade
O premio atraiu mais de 400 estudantes e professores de 32 instituições de ensino e campus em 36 cidades do Estado. Eles contaram com palestras sobre empreendedorismo e a premiação. A programação foi toda online com o desafio de resolver problemas reais. Cada universidade participou com equipe de cinco a oito alunos e um a dois professores. O vencedor ganhou R$ 10 mil.