Maior fabricante de automóveis de luxo do mundo, o BMW Group, da Alemanha, conta pela primeira vez com uma mulher na presidência dos seus negócios no Brasil. A nova líder é a executiva mexicana Maru Escobedo Caraza, que está no cargo desde o começo do ano, mas só nas últimas semanas passou a despachar na sede do BMW Group Brasil, em São Paulo.

Continua depois da publicidade

BMW inicia produção do novo SUV X1 no Brasil, na fábrica de Araquari, SC

Ela dedicou os primeiros meses do ano para conhecer de perto as atividades do grupo no país. Visitou a fábrica de automóveis em Araquari, Santa Catarina, e a de motocicletas, em Manaus, no Amazonas.

Também esteve em concessionárias, conferindo de perto o mercado que tem garantido liderança de vendas no segmento premium à BMW nos últimos quatro anos, posição que ela trabalha para manter.

Economista graduada pela Universidade Iberoamericana da Cidade do México em 1995, ela atua na BMW desde 1998. Quando foi indicada para ser presidente e CEO da companhia no Brasil, para suceder Aksel Krieger (brasileiro), que assumiu uma vice-presidência da empresa nos Estados Unidos, ela era a CEO do BMW Group México, primeira mulher também na função.

Continua depois da publicidade

Antes disso, exerceu cargo de liderança na Europa. No começou da carreira no grupo, atuou em vendas no México e na Alemanha.   

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Questionada pela coluna sobre como se tornou uma das principais executivas da BMW e presidente da companhia no Brasil, ela disse que trabalha muito. Está na BMW há quase há quase 25 anos.

Sobre que conselho dá quando perguntam como uma mulher pode chegar ao topo da liderança de grandes empresas, a resposta é parecida.

– Tem que trabalhar muito nesta empresa ou em qualquer outra empresa. Eu, além de muito trabalhadora, sou muito otimista – revelou a executiva.

Continua depois da publicidade

Destaque no setor automotivo, dominado por homens, Maru Escobedo também é uma das lideranças femininas mais influentes, não só no México, mas também na América Latina.

Ela foi reconhecida pela Bloomberg Linea como uma das “500 pessoas mais influentes da América Latina” e também entre as “100 mulheres mais poderosas do México”, pela revista Forbes.

No México, a mídia informa que ela chegou nessa posição de líder do setor automotivo, de grupo com fábricas e forte atuação comercial, pela capacidade e atitude, não pela questão de gênero.

A personalidade otimista de Maru Escobedo ficou evidente também ao falar das impressões que teve nas visitas que fez para conhecer a atuação do grupo no Brasil. Elogiou a estrutura para produção e vendas. Ficou surpresa com a unidade em SC.

Continua depois da publicidade

– Eu pensava que era uma fábrica pequena, mas é grande, muito bem estruturada, com muita capacidade de produção – avaliou.

A unidade começa neste mês a produção do novo SUV BMW X1, modelo mais vendido do segmento premium no país há seis anos. Contará com 40% de componentes nacionais. A unidade também monta o BMW Série 3, sedan premium mais vendido do país.

Maru Escobedo tem atenção especial para o cliente, a área de vendas, na qual atuou no México e na Europa. No mercado mexicano,  ela consolidou o grupo como líder de vendas com as marcas BMW e Mini no segmento de luxo. Ela também esteve à frente do trabalho que colocou a BMW na liderança de elétricos premium, que respondem por 10% das vendas do grupo naquele mercado.

Sobre as expectativas da companhia para  2023 no Brasil, ela prevê sucesso em função da série de lançamentos previstos. Um deles será com um veículo elétrico super premium, o sedan BMW i7.

Continua depois da publicidade

– Este ano vai ser de muito sucesso porque temos muitos lançamentos novos. Acho também que será um ano muito importante para nós no Brasil porque teremos o lançamento do BMW i7, elétrico com mais tecnologia, inovação e o prazer de dirigir. É muito importante para nós continuarmos com a liderança – disse ela.

O novo SUV X1, que será feito agora em Santa Catarina, foi lançado em meados de fevereiro no mercado nacional com a vinda de lote de 700 unidades da Alemanha. A estreia foi um sucesso, com quase todos vendidos.

Entre as grandes apostas da companhia estão os lançamentos de dois elétricos no segundo semestre. Um é o BMW i7, que é o veículo mais sofisticado, com mais tecnologias e de maior valor da marca. Tem dois motores elétricos que dão autonomia para trafegar até 625 quilômetros sem recarga.

O outro elétrico que chegará é o iX1, versão elétrica do que começa a ser montado em SC, que também surpreende pelas tecnologias embarcadas. A empresa lançará ainda o M2, novo modelo da marca Mini.

Continua depois da publicidade

Maru Escobedo chega ao Brasil numa fase em que os consumidores estão cada vez mais interessados em veículos elétricos. Embora a planta de Araquari esteja preparada para esses veículos, o início vai depender da demanda nacional.

O fato de a companhia ser presidida no país por uma executiva, também deverá ajudar a impulsionar vendas porque as mulheres se identificam com outras em cargos de liderança. Além disso, considerando a compra de veículo próprio e da família, as mulheres influenciam nas decisões da maior parte das aquisições de automóveis no Brasil.

Maru Escobedo não é a primeira líder nacional de montadora. Ana Theresa Borsari assumiu a Peugeot e Citroën no país em 2015 e hoje ocupa cargo global na Stellantis, na Europa, na área de vendas e digital.

Em 2010, a americana Denise Johnson assumiu a GM do Brasil. Deixou o cargo em menos de um ano em busca de novos desafios e hoje é presidente global da Caterpillar, fabricante de veículos pesados para infraestrutura.

Continua depois da publicidade

Leia também

Celesc registra lucro de R$ 540,6 milhões e investe 72% mais em 2022

Duas empresas de SC estão entre as 25 melhores de tecnologia para mulher trabalhar

Em tempos da moda no topo das fortunas, marca de luxo abre loja em Florianópolis

Novo arcabouço fiscal é bem recebido, mas requer aumento de receita