Entre as empresas que participam do Projeto Acolhida, do governo federal, para integrar estrangeiros no Brasil, está o Grupo JBS. A companhia incluiu nos seus quadros 6,8 mil imigrantes nos últimos anos. Desses, 2.850 atuam em unidades da empresa em Santa Catarina, onde ela emprega, ao todo, cerca de 25 mil pessoas.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Isso significa que 11,4% dos trabalhadores da JBS em SC vieram de outros países. Eles atuam em unidades sediadas em 11 municípios do Estado. No Brasil, o grupo emprega cerca de 145 mil pessoas e, dessas, 4% são estrangeiras.
Um dos locais de maior entrada de estrangeiros em busca de trabalho no Brasil fica em Boa Vista, capital do estado de Roraima, devido à vinda de venezuelanos. A empresa tem um centro de recrutamento e seleção nessa cidade amazônica. Outra nacionalidade que vem em grande número são os haitianos.
De acordo com Fernando Meller, diretor-executivo de Gente e Gestão da JBS, o sucesso dessa integração de estrangeiros resulta da acolhida coletiva por parte dos colaboradores. Além disso, a empresa também incentiva a diversidade de origens, idiomas e culturas diferenciadas. Em diversas cidades, os estrangeiros contam com ajuda de ONGs para algumas atividades que facilitam a sua integração.
Continua depois da publicidade
Para melhorar a compreensão das regras da empresa aos estrangeiros, a JBS conta com uma cartilha de orientações online, escrita em mais de 200 idiomas. Os profissionais estrangeiros que são contratados têm os mesmos direitos que os Brasileiros.
JBS sem Fronteiras
A boa acolhida a quem chega não é restrita para os que vêm trabalhar no Brasil. O grupo conta com o Programa sem Fronteiras, que incentiva trabalhadores de qualquer país trabalhar num outro ontem a companhia tem unidade. Neste ano, por exemplo, foram abertas 1.500 vagas na Austrália, em diversas funções na unidade que o grupo tem naquele país.
Com presença nos mercados de 190 países, parques fabris em diversos continentes e 260 mil trabalhadores no mundo, a JBS oferece muitas oportunidades no exterior. Quem trabalha fora pela companhia tem oportunidade de fazer um aprimoramento profissional. .
Leia também
Engie forma engenheiras para ter mais mulheres em cargos de liderança
Mesmo com plano de R$ 2,2 bi, empresários apoiam pedágios em rodovias de SC
Setor de tecnologia de SC recebe apoio de senadores para pleito na reforma tributária
Varejista de SC inaugura três lojas sábado; uma em cidade do Vale
Porto de Santa Catarina bate três recordes de atividades em julho