No Academy of Chocolate Awards 2023, premiação europeia realizada em Londres na última sexta-feira (15), duas indústrias de chocolates de Santa Catarina conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze. A Toré Chocolates, de Florianópolis, obteve um ouro e uma prata. E a Nugali, de Pomerode, obteve três medalhas de bronze.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A Toré conquistou ouro com o chocolate intenso 71% cacau e prata com o chocolate ao leite 45%. A Nugali Chocolates obteve bronze com as pastilhas para chocolate quente, tablete de chocolate ao leite com nozes e a dragée de cacau com chocolate ao leite.  

Essas empresas se destacam por combinar cacau produzido de forma sustentável no Brasil, ingredientes naturais de alta qualidade e receitas autorais com inovação. Assim, elas vêm conquistando mercados de valor agregado e impulsionando o agronegócio brasileiro de várias regiões.

Fundada em 2019 em Florianópolis pela empresária Amanda Magalhães, que gosta de chocolate desde criança, a Toré chegou ao mercado em 2020. Faz chocolates bean to bar (do grão à barra ao consumidor), com cacau produzido de forma sustentável no Vale do Potumuju, na Bahia, e próximo do Rio Tocantins, no Pará. Segundo ela, a produção é artesanal, com ingredientes naturais.

Continua depois da publicidade

No mercado desde 2004, quando foi fundada pela empresária Maitê Lang, a Nugali é a indústria de chocolates mais premiada do Brasil, com mais de 20 reconhecimentos. As três medalhas de bronze vão integrar a coleção.  

Barras de chocolate da Nugali, de Pomerode (Foto: Marco Favero, NSC, BD)

A Nugali foi pioneira a participar desses concursos nos Estados Unidos e Europa a partir de 2016. Conquistou medalhas, reconhecimento e abriu mercados lá fora. Também foi pioneira na produção de chocolate gourmet ‘bean to bar’. A empresa se destaca ainda em soluções inovadoras. Conquistou o Prêmio Nacional de Inovação com embalagem sustentável.  

A produção de alimentos premium com ingredientes estaduais e nacionais é vista como um dos grandes potenciais de geração de renda e internacionalização de negócios por planejadores de desenvolvimento econômico em Santa Catarina.

Leia também

Whirlpool vai investir R$ 350 milhões em Joinville e prorroga incentivos

IMA concede licença de operação para expansão bilionária de metalúrgica em SC

Indústria de Santa Catarina vê com cautela o cenário econômico para 2024

Reforma tributária traz modernidade e vai ajudar a economia crescer

BRDE inicia operações pelo Pronampe Emergencial SC