Geradora do sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, a economia catarinense apresenta números na casa dos bilhões em diversos setores. O comércio varejista do Estado, por exemplo, faturou em 2023 a cifra de R$ 192 bilhões, sendo o segundo maior arrecadador de impostos para o governo estadual.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Essas informações foram destacadas pelo secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, em vídeo apresentado nesta terça-feira, no lançamento estadual da campanha da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio SC) e sindicatos de lojistas, para incentivar compras locais. Com o slogan “Comércio local é legal”, a campanha destaca que as compras no comércio da vizinhança impulsiona mais a economia das cidades e, consequentemente, do Estado.  

Cleverson Siewert informou também que o comércio varejista oferece 365 mil empregos diretos no Estado e é composto por quase 150 mil estabelecimentos, entre empresas grandes, médias e pequenas. Essas empresas estão baseadas nos 295 municípios catarinenses, movimentando a economia e gerando impostos como o ICMS, que é estadual, e o ISS, municipal.

– O comércio local é o combustível da economia. Gera emprego e renda e contribui para o desenvolvimento das cidades e do Estado. Quando o consumidor escolhe um produto ou serviço local, está apoiando e incentivando o empreendedorismo e novos negócios. Ganha o cidadão, ganha o empreendedor, ganha a cidade e também ganha o Estado – afirmou o secretário da Fazenda.  

Continua depois da publicidade

Uma das lideranças presentes no lançamento da campanha no Sindilojas da região de Florianópolis, o secretário de Desenvolvimento da capital, Juliano Richter Pires, informou que hoje os setores maiores arrecadadores de impostos no município, na ordem, são: tecnologia, saúde, turismo, comércio e serviços.

Leia também

Fecomércio e Sindilojas lançam campanha para valorizar o comércio local

Vendas de produtos e serviços para frio em SC devem crescer 18%, apura Fecomércio

No mês da enchente gaúcha, IBGE mostra as variações dos setores econômicos em SC

Cooperativas de crédito podem gerar economia de até 112% a associados

Governo de SC oferece 28 bolsas de R$ 5,5 mil a profissionais da área ambiental