Mudanças no clima e outros desafios motivaram a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) a lançar a Agenda das Águas 2023. O evento será na manhã desta terça-feira (07). O presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, adianta que serão proposições para a construção das diretrizes de uma política de estado, para realizar gestão sustentável dos recursos hídricos em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com o presidente da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc, Egídio Antônio Martorano, a proposta é que seja um documento participativo e dinâmico. O objetivo é contribuir para a construção de uma política para as águas.
– Iremos apresentar um diagnóstico geral da situação da água e proposições considerando as variáveis: o suprimento, a qualidade, a falta e o excesso. Em todas elas temos algumas distorções que exigem uma ação proativa e de Estado. Iremos demonstrar os desafios no suprimento, no esgotamento sanitário, as cheias e secas, com proposições como a participação privada na universalização do saneamento, necessidade de haver melhor gestão das medidas, obras para mitigação e contenção das enchentes – explica Martorano.
Segundo ele, o plano é indicar medidas para garantir o suprimento de águas nas secas e medidas para enfrentar desastres climáticos em geral. A Fiesc vai lançar a Agenda das Águas anualmente, a exemplo do levantamento que faz sobre a situação da logística no Estado.
Continua depois da publicidade
O lançamento da Agenda das Águas será a partir das 9h, na Fiesc, com a apresentação de diagnóstico do momento atual, dados sobre a situação das regiões hidrográficas, saneamento e prejuízos causados pelos eventos climáticos extremos. Além disso, especialistas farão palestras.
Martorano apresentará o diagnóstico, o presidente da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fiesc, José Lourival Magri falará sobre Água e Energia, e a presidente executiva do Trata Brasil, Luana Siewert Pretto, falará sobre a situação do saneamento no Brasil e perspectivas.
Entre os palestrantes também estarão o gerente de Recursos Naturais da CNI, Mário Augusto Cardoso e o diretor executivo da ABCON, Percy Batista Soares Neto. A inscrição é gratuita e deve ser feita no site do evento. Interessados também podem acompanhar o evento pelo canal da Fiesc no Youtube.
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC
Continua depois da publicidade
Leia também
“Temos problema muito sério de produtividade na pequena empresa”, alerta diretor do Sebrae SC
Angeloni abre empresa de construção e define primeiro empreendimento
Empresa catarinense de tecnologia vai abrir unidade na Finlândia
Tum Festival projeta 20 startups com inovações para o mundo da música
Veja as organizações que receberão o Prêmio Catarinense da Excelência
Presidente do Angeloni revela planos de expansão para 2024
Seguradoras propõem seguro catástrofe nacional para eventos climáticos