Agora é oficial. O Roteiro Turístico Caminhos da Neve foi criado pela lei federal número 14.587, sancionada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (19). A região de 22 municípios em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no entorno da BR-438, já pode receber recursos públicos de fundos voltados ao desenvolvimento turístico.

Continua depois da publicidade

Com a criação do roteiro, será possível dinamizar ainda mais as atividades turísticas o ano todo, informa a senadora Ivete da Silveira (MDB-SC), relatora da lei. Segundo ela, agora será possível valorizar ainda mais o legado histórico e cultural e também conservar os ecossistemas da região.  

– As particularidades climáticas, em especial pela ocorrência de neve no inverno, tornam única essa região. A região das serras tem flora e fauna específicas, além de monumentos culturais, históricos e ambientais de grande valor. Poderemos gerar empregos diretos e indiretos e atrair novos investimentos – detalhou Ivete da Silveira, quando a proposta foi aprovada pelo Senado, em abril último.

Em Santa Catarina, serão beneficiados com o projeto os municípios de Anitápolis, Alfredo Vagner, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Lages, Painel, Rancho Queimado, Rio Rufino, São Joaquim, Urubici e Urupema.

No Rio Grande do Sul, a BR-438 contempla os municípios de Bom Jesus, Cambará do Sul, Canela, Gramado, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria.

Continua depois da publicidade

Para que o turismo na região ganhe ainda mais dinamismo, facilitando a visitação turística entre os dois estados pela serra, é preciso concluir o asfaltamento da rodovia. Em SC faltam apenas 11,4 quilômetros e no RS, 40,7 quilômetros.

Leia também

Na entrega de medalhas, Fiesc valoriza a indústria e cobra gestão pública eficiente