As empresas Latam Cargo e Zurich Airport Brasil realizaram na manhã desta sexta-feira (26) evento para comemorar o início da nova rota cargueira Europa-Florianópolis. O avião, que veio de Bruxelas, Bélgica, pousou por volta das 8h50min. Em duas frequências – nas terças e sextas-feiras – a rota que traz principalmente fármacos e componentes eletrônicos, projeta Florianópolis como um novo Hub para importações aéreas de cargas ao Brasil.

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Com essa rota, o terminal internacional de Florianópolis soma seis frequências semanais para cargas, sendo quatro Miami-Floripa. Em 2023, o Floripa Airport Cargo registrou crescimento de 23% na atividade frente a 2022 enquanto a média nacional foi um recuo de 5% na mesma comparação.

Veja imagens do evento de início da rota cargueira Euorpa-Floripa:

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O CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, e o diretor Comercial da Latam Cargo na Europa Central, Jorge Carretero, apresentaram o terminal de cargas Floripa Airport Cargo para convidados. Entre as autoridades estavam o governador de Santa Catarina Jorginho Mello (PL), o prefeito de Florianópolis Topázio Neto, o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias Beto Martins, e a Secretária de Turismo Cultura e Esporte de Florianópolis, Zena Becker.

– Desde o início da concessão, investimos de R$ 15 milhões a R$ 16 milhões no Floripa Airport Cargo. O montante mais significativo foi agora, com R$ 9 milhões para a expansão das câmaras frias, uma das estruturas mais modernas do Brasil, e ampliação para cargas secas vindas da Europa. Adquirimos um scaner de última geração que eleva nosso patamar de qualidade para exportações diretas de Florianópolis – destacou Ricardo Gesse.

Segundo ele, por enquanto, predomina a movimentação de cargas importadas. As exportações estão no radar para serem desenvolvidas. Não são prioridade agora, mas é natural que isso aconteça.

– Nós procuramos oferecer os melhores serviços possíveis para nossos clientes e essa rota é mais direta do que outras, por isso pode atender melhor o mercado de Santa Catarina – afirmou Jorge Carretero, diretor Comercial da Latam na Europa.

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Para o governador Jorginho Mello, as seis frequências internacionais de voos cargueiros no Aeroporto Internacional de Florianópolis colocam Santa Catarina em um novo patamar de competitividade logística. É um novo modal para o Estado.

– Podemos importar cargas de alto valor, como produtos eletroeletrônicos, e cargas perecíveis, como fármacos. Isso nos dá um ganho. E agora temos essa nova infraestrutura, com todos os equipamentos aqui também para embarcar cargas catarinenses para o exterior. Não vamos mais precisar deslocar produtos de SC de caminhão pelas estradas para embarcar em outros estados. Agora, temos ligação com a Europa e os Estados Unidos. Então, é um ganho importante. Isso demonstra a minha assertiva quando criei a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias – disse Jorginho Mello.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, avalia que esse crescimento de rotas cargueiras coloca o município como destino de transporte aéreo e ajuda a vir mais voos de passageiros. Para ele, a inauguração dos voos da Copa, para o Panamá, a partir de junho, cria um corredor para atrair turistas. Isso tudo amplia o movimento econômico.

– Essa maior atividade econômica vai desaguar no Fundo de Participação do Município (FPM). Como as cargas começam a ser desembaraçadas por Florianópolis, todo esse movimento conta para a cidade em termos de ICMS e reflete no FPM – avaliou Topázio Neto.

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No último ano, o movimento internacional de cargas para Santa Catarina somou US$ 2,4 bilhões (FOB) e, desse montante, 92% são importações, observou o presidente da Câmara de Comércio e Logística da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Egídio Martorano.

– Atualmente, cerca de 90% das cargas para Santa Catarina são movimentadas em outros aeroportos, principalmente Guarulhos e Campinas – observou Martorano.

Segundo ele, essa nova atividade logística é uma surpresa positiva para a economia de SC porque o contrato de concessão do aeroporto para a Zurich não incluía terminal de cargas.

Para o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, o aumento de rotas internacionais para Santa Catarina, tanto de cargas quanto de passageiros, está requalificando o Estado no transporte aéreo.

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– Santa Catarina estava na quinta colocação entre os que mais têm movimento de aviões direto para o mercado internacional e em uma grande possibilidade, este ano, de ser o quarto. A Latam pediu uma adequação na lei para que possa fazer mais voos para Santa Catarina – disse Beto Martins.

Entre os presentes no evento estavam executivos da multinacional alemã Siemens, que em Santa Catarina registra atividade bilionária com fábrica de equipamentos médicos em Joinville e unidade de logística em Itajaí.

A companhia é uma das maiores usuárias dessas duas rotas cargueiras da Europa, uma de Bruxelas, e outra de Amsterdam, da Holanda, para melhor atender as demandas no Brasil. Segundo o responsável pela área aduaneira da Siemens, Ivan Ferreira, a empresa traz fármacos, produtos médicos e componentes.

Também acompanharam a chegada do Boeing da Latam Cargo no aeroporto a Delegada da Alfândega da Receita Federal em Florianópolis, Alessandra Padovani Matiel e a inspetora da Receita Federal no Aeroporto de Florianópolis, Gacilene Coelho, além da representante da Anvisa, Vera Lúcia Dalforno.   

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