Entre as centenas de ideias inovadoras que buscam aportes de investidores em Santa Catarina uma é a de robô-tenista. Criado pela startup catarinense Drillbot, o equipamento é totalmente automatizado e tem condições de substituir o outro jogador, sempre necessário na prática de tênis.
Continua depois da publicidade
Desenvolvido pelo engenheiro eletrônico e diretor da startup Eduardo Dias Athayde, o robô-tenista tem um pouco mais de um metro de altura e passou nos primeiros testes para a função a qual foi criado. Na parte física, ele tem um poderoso hardware, muitos sensores e engrenagens. O robô dispara dezenas de bolas por minuto e consegue reproduzir até oito modalidades de jogadas.
Athayde conta que está desenvolvendo esse robô há cerca de 10 anos, já fez várias versões. A atual, é a mais completa para essa proposta, por isso está em fase de lançamento.
Mais imagens do robô-tenista criado por engenheiro de SC:
Continua depois da publicidade
Apesar das características necessárias, o robô segue em testes. Nas próximas semanas, passará por avaliação técnica do Laboratório de Biomecânica do Laboratório de Biomecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Nesse laboratório, será submetidaoa uma série de testes rigorosos com uso de uma câmera de 1000 Hz capaz de capturar até 1.000 quadros por segundo. Essas imagens poderão medir a velocidade de disparo de bolas pelo robô com precisão, os modelos de rotação bola (efeitos top spin e slice) e também fazer análise de trajetória e ângulo do lançamento.